Padre Antônio Madeira, natural de Lauro Müller, celebrou a missa e conduziu os fiéis pelas ruas no entorno da Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade na manhã desta quinta-feira (31).
Centenas de fiéis estiveram reunidos, desde às 4 horas da madrugada desta quinta-feira (31), em preparação e celebração da procissão de Corpus Christi, em Cocal do Sul. Neste ano, com trajeto mais curto, o reitor do Seminário Filosófico do Estado de Santa Catarina, em Brusque, Padre Antônio Madeira, celebrou a missa e a tradicional procissão.
“Iniciamos a confecção dos tapetes ainda durante a madrugada. Teve gente que chegou às 4 horas. A comunidade se envolveu intensamente na confecção dos tapetes “, comentou o comerciante Lucivaldo Castagnetti.
Borra de café, pó de serra e os tradicionais objetos na confecção dos tapetes oram utilizados pela comunidade, entidades e movimento de irmãos. Entre os temas expostos nas imagens, os pedidos paz, amor e solidariedade.
Por volta de 9 horas, o Padre Madeira iniciou a celebração na Igreja Matriz. Durante a celebração, lembrou os fiéis sobre a importância de viver a Eucaristia em sociedade, o cuidado com o trabalhador, refletiu sobre a greve dos caminhoneiros e falou sobre fidelidade.
[soliloquy id="284366"]
“Eu sou fiel no meu casamento? Com a minha empresa? Com os meus funcionários? Estou sendo fiel? É ali que vamos transformar o mundo. Através de um principio gerador de vida que Cristo nos manifestou, a fidelidade”, comentou Padre Madeira durante o sermão.
Mas o que quer dizer Corpus Christi?
Significa, em latim, “corpo de Cristo”. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”.
Veja vídeo da procissão