Afirmação foi dada em entrevista exclusiva ao Portal Sul in Foco. Eduardo Moreira se mostrou incomodado com o atraso no lançamento do edital para licitação.
Durante sua passagem por Tubarão na noite desta quinta-feira (24), o governador Eduardo Pinho Moreira voltou a comentar com exclusividade para o Sul In Foco, sobre a demora no lançamento do edital de licitação para o início das obras de revitalização da SC-390, trecho entre Orleans e Lauro Müller. Na oportunidade, o governador participava da inauguração da Arena Prefeito Estêner Soratto da Silva.
Questionado com exclusividade pelo Sul In Foco, se mostrou surpreso com o atraso do edital para as obras na rodovia que é rota integra a Serra do Rio do Rastro.”Já tinha que ‘tá’ pronta. É um absurdo isso. Cobrei outro dia e a licitação está em curso. Eu não sei porque que essa obra não começa. Parece que tem uma ‘caveira de burro’ enterrada ali. Fiz min parte e dei a autorização para licitar e a obra começar. Espero brevemente, voltar na cidade e assinar a ordem de serviço e ver as máquinas na rodovia”, destacou Moreira.
No início do mês de maio, durante passagem pela cidade de Braço do Norte, Moreira admitiu novamente em entrevista que, o atraso da licitação para recuperação da SC-390 está sendo “sinal de incompetência”. Em entrevista, o governador destacou inclusive que, se a licitação não fosse colocada na semana seguinte, haveria consequências, mas não aconteceu.“Depende da secretaria de infraestrutura. Os recursos existem e só aguardando o tempo legal. Espero que não haja muitos recursos por parte das empresas, para que não haja mais atrasos”, afirmou
Mesmo assim, Moreira defendeu que a obra sai neste ano. “Tem que ver a parte legal. Está publicada e tem o rito. Tem que ver agora quantos dias faltam para finalizar o prazo determinado. O importante é que a obra é irreversível. É obrigado a sair neste ano. temos que dar a ordem de serviço até dia 07 de julho”, finalizou.
A obra
A autorização para início do processo de licitação aconteceu em março, durante evento às margens da SC-390, na comunidade do Oratório, em Orleans. Na oportunidade, o então secretário de infraestrutura Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro e demais autoridades, assinavam o documento que autorizava o andamento do processo.
Com valor orçado em R$ 8,7 milhões, a obra consiste na recuperação de 12,97 quilômetros entre Orleans e Lauro Müller.
Sobre o dito popular “caveira de burro” citado pelo Governador
Conforme informações, o dito popular surgiu a partir da seguinte situação: quando uma égua ficava prenha de um burro, só se sabia que era um burro e não um cavalo quando nascia. Como tinha que se esperar um longo tempo para descobrir, isso era sinal de azar. Por não ter valor comercial e para não ficarem alimentando o animal, os criadores matavam e enterravam os burros, só que longe das casas (pra não cheirar e trazer doenças). Então, esses “cemitérios” eram lugares de azar e de coisas ruins nos terrenos.