Universidades da região emitiram, na tarde desta quarta-feira (23), notas oficiais comunicando a suspensão das aulas em virtude da greve dos caminhoneiros.
A mobilização nacional está sendo realizada pelo terceiro dia consecutivos por meio do bloqueio de rodovias federais e estaduais em todas as regiões de Santa Catarina e do Brasil.
Com isso, postos da região registram falta de combustível. Movimento intenso e filas ocorrem nos estabelecimentos que ainda possuem reserva.
A direção do Unibave, de Orleans, e da Satc e da Unesc, de Criciúma, se manifestaram por meio de notas, informando sobre a suspensão das aulas.
Já a Unisul, de Tubarão, confirmou que as aulas de hoje (23/5), estão mantidas, respeitando o calendário acadêmico. Os alunos residentes nas regiões afetadas com a paralisação dos caminhoneiros deverão, na sequência, entrar em contato com o coordenador de curso para receber as orientações necessárias.
Confira os comunicados:
Satc – Criciúma
“A Direção da SATC comunica que as aulas da FACULDADE e dos CURSOS TÉCNICOS NOTURNOS serão suspensas na data de hoje, quarta-feira (23/05). Na quinta-feira (24/05) as aulas serão mantidas nos três períodos (matutino, vespertino e noturno).
Qualquer alteração será devidamente comunicada pela Direção da SATC por meio do Portal do Aluno e mídias oficiais da instituição”.
Unesc – Criciúma
“Comunicamos a suspensão das aulas na Unesc nesta quarta-feira (23/5) nos períodos vespertino e noturno e quinta-feira (24/5) em todos os períodos. As aulas serão repostas no mês de julho. As atividades do Colégio Unesc, Clínicas Integradas, CPJ (Centro de Práticas Jurídicas) e Casas da Cidadania também estão suspensas.
Motivo: paralisação dos caminhoneiros.
As atividades administrativas da Unesc estão mantidas.
As atividades do 3º Congresso Ibero-Americano ocorrem normalmente.
Outras informações serão divulgadas oportunamente”.
Unibave – Orleans
“A pró-reitoria de ensino de graduação do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave comunica que estão suspensas as aulas presenciais na noite desta quarta-feira, 23, em função da falta de combustíveis nos postos de gasolina da região.
As aulas desta noite serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Os professores irão postar o material e a atividade de estudo em uma data combinada com os estudantes.
As aulas nos períodos matutino e vespertino do curso de Medicina Veterinária, durante esta quinta-feira, 24, também estão suspensas. O encontro será reposto ao final do semestre.
As funções técnicas administrativas da instituição continuam normalmente”.
Ufsc – Araranguá
“A Direção do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina – Ufsc está ciente da dificuldade que nossos estudantes estão enfrentando para se deslocar até a universidade em virtude da paralisação e da escassez de combustível, por conta da greve dos caminhoneiros.
Assim, informamos que o corpo docente foi orientado a não conceder falta aos estudantes que se ausentarem nas aulas”.