Mais de 100 projetos envolvendo experiências, pesquisas e atividades matemáticas serão apresentadas na VI Feira Nacional de Matemática.
Duas professoras da Escola Estadual Salete Scotti dos Santos, de Içara, embarcaram nessa terça-feira, 22, para o Acre, onde representarão Santa Catarina, na categoria professor da Feira Nacional de Matemática, que inicia dia 23 e prossegue até o dia 25 de maio em Rio Branco. As professoras pertencem ao quadro da 20ª Gerência Regional de Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma e apresentarão o trabalho ‘Uma proposta didática sobre o estudo da Trigonometria de Ciclo’.
Criado pelas professoras Karine Luiz Calegari Morotskoski e Adriane Scussel, o projeto baseou-se em um alinhamento pedagógico com atividades práticas que procuraram demonstrar fatos matemáticos, que geralmente os alunos estudam sem compreender. “Depois de um diagnóstico sobre as dificuldades dos alunos no conteúdo trigonometria, unimos nossas práticas e criamos uma sequência didática para o estudo da trigonometria de ciclo”, explicou a professora Karine, acrescentando que o projeto foi executado em um bimestre e, depois de aplicado um novo diagnóstico, os resultados foram muito positivos.
“O reflexo deu-se não apenas nas notas, mas na real compreensão dos conceitos”, concluiu a professora. O trabalho foi apresentado nas feiras regional e estadual e recebeu a indicação para a etapa nacional, junto com outros dois trabalhos catarinenses de Pomerode e Gaspar.
Mais de 100 projetos envolvendo experiências, pesquisas e atividades matemáticas serão apresentadas na VI Feira Nacional de Matemática, que tem Santa Catarina como o estado com o maior número de trabalhos inscritos (40), seguido do Acre (24) e Rio Grande do Sul (10). Pela primeira vez, a feira será realizada na região Norte do país.
A organização do evento é do Instituto Federal do Acre (Ifac), Universidade Federal do Acre (Ufac) e Universidade Regional de Blumenau (Furb).
Colaboração: Simone Costa – Assessoria de Comunicação – 20ª Agência de Desenvolvimento Regional Criciúma