Saúde

Dia do Celíaco é celebrado com piquenique em Criciúma

Evento também contará com bate-papo sobre o assunto com médico e nutricionista

Foto: Divulgação

Acontece nesse fim de semana um piquenique em celebração ao Dia Internacional do Celíaco. Durante o encontro também acontecerá um bate-papo com o presidente da Regional Médica da Zona Carbonífera, o gastroenterologista Alexandre Faraco e a nutricionista Glaucia Coelho sobre a doença celíaca, sintomas, diagnóstico, consequências da falta de tratamento adequado, cuidados no preparo dos alimentos, entre outros assuntos.

O piquenique é uma realização do Café e Mistura e acontece domingo, dia 20 de maio, das 14h às 20h, na Praça do Congresso, em Criciúma.

Estima-se que 1% da população mundial tenha doença celíaca, diagnosticada ou não, o que representam mais de duas mil pessoas na cidade de Criciúma, mais de quatro mil pessoas nos municípios da Região Carbonífera e quase dois milhões do país, segundo os dados de 2017 do IBGE.

Sobre a doença celíaca

A doença celíaca é uma reação autoimune do intestino delgado ao glúten, proteína presente na aveia, trigo, centeio, cevada e malte. Alguns sintomas da doença são distensão e dores abdominais, anemia, aftas, fadiga crônica, emagrecimento e falta de apetite, esterilidade, doenças neurológicas, entre outras.

O Maio Verde é dedicado à conscientização da doença e o Dia Internacional do Celíaco é celebrado tradicionalmente no terceiro domingo de maio.

Colaboração: Fernanda de Maman – Alfa Comunicação

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Tribunal de Justiça catarinense confirma pena para empresário que vendeu pipoca com rato dentro em Criciúma

Uma das vítimas, após ingerir a pipoca, teve intoxicação alimentar aguda causada por alimento contaminado.

Quatro adolescentes criam startup para fiscalizar os poderes de Criciúma

O objetivo dos jovens é reunir informações dos poderes Legislativo e Executivo do município de Criciúma em uma plataforma mais acessível.