Representantes do Núcleo Jovem da Acivale levaram informações aos alunos da E.E.B. Dom Joaquim. Ação faz parte do Feirão do Imposto que ocorre neste sábado, em Braço do Norte
Má gestão de recursos públicos, abuso de tributos e ineficiência no uso dos impostos foram os principais temas abordados nesta quinta-feira (17), na Escola de Educação Básica Dom Joaquim, em Braço do Norte.
Os alunos receberam os jovens empreendedores da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) que levaram informações sobre os assuntos, em alusão a 16ª edição do Feirão do Imposto.
Com o tema “menos discursos, mais eficiência no uso dos impostos – pague dois e leve um”, esse ano, a campanha propõe ser marcada por ações de guerrilha apresentando benefícios públicos pela metade, fazendo crítica a maneira como o dinheiro público é empregado, bem como, obras abandonadas e feitas sem o devido planejamento.
De acordo com o coordenador do Feirão do Imposto no município, Ezequiel Vieira, o projeto busca mostrar ao consumidor a realidade sobre o quanto a população paga em impostos e o quanto disso é destinado e bem empregado em ações para benefício público. “Este ano destacamos duas obras públicas inacabadas na região: o Cedup de Rio Fortuna, uma obra com investimento estimado em mais de R$ 8 milhões e que continua parada e já precisa de reforma. E a outra obra é a construção do novo hospital Santa Teresinha, onde já foram investidos cerca de R$ 7 milhões e a obra está parada”, explica.
O diretor executivo da Acivale Dhiego Della Giustina, e o coordenador do Núcleo Jovem da entidade Rafael Volpato da Silva também participaram da ação na escola. “A ideia era conscientizar os jovens sobre a importância da arrecadação do imposto para a manutenção das obras e melhorias em áreas básicas como saúde e educação. Queremos reforçar que está em nossas mãos eleger os governantes que administrarão nosso país e farão a gestão dessas obras”, destacam.
Dia D
O “Dia D do Feirão do Imposto” ocorre neste sábado. Serão concentradas ações simultâneas para divulgação do projeto, atingindo assim um grande número de pessoas em todo o país. Em Braço do Norte, a ação será realizada em frente a igreja Matriz a partir das 9h30.
De acordo com o coordenador do Núcleo Jovem da Acivale, Rafael Volpato Silva, a equipe fará a distribuição de chopp e espetinho de carne sem impostos e compartilhará informações sobre a má administração do dinheiro público feita pelo governo. Ele informa que haverá um espaço recreativo para as crianças, entre outras atividades abertas ao público no dia.
Colaboração: Assessoria de Imprensa ACIVALE