Saúde

Sábado é dia de prevenção na Praça Nereu Ramos, em Criciúma

No Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, Associação Catarinense promove dia de conscientização sobre doenças intestinais.

Foto: Divulgação

A Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina – DIISC, promove, na manhã deste sábado (19), na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, o Dia de Conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais, a partir das 9h.

O objetivo é chamar a atenção para as doenças que ainda são pouco conhecidas da população e que vêm crescendo nos últimos anos.

“Será um dia para conversar com a população, vamos entregar panfletos explicando sobre as doenças, vamos ter médicos para esclarecer dúvidas, além de acadêmicos de cursos de Saúde da Unesc, um técnico explicando quais os exames são necessários para o diagnóstico e para o tratamento”, explica a coordenadora regional do DIISC, Marina Amboni.

De acordo com o coloproctologista, Dr. Humberto Marten Teixeira, o número de diagnósticos aumenta a cada ano. “Existem áreas do país como o Sul e Sudeste que apresentam mais casos, alguns fatores podem ter ligação. A ocidentalização da alimentação, a grande ingestão de alimentos processados e embutidos, um saneamento básico de regular para bom, pessoas sem contato com verminoses, tudo isso remete a condições parecidas com países de primeiro mundo, onde temos alta incidência de Doença de Crohn e Retocolite”, conta.

A ação na Praça será das 9h as 12h30 e terá a participação de acadêmicos de Medicina, Nutrição e Enfermagem da Unesc, um técnico do Laboratório Búrigo, explicando sobre os exames que são feitos e para que servem, médicos da Clinigastro e ainda será sorteada uma cesta de produtos Di Venezza.

Colaboração: Lucas Jorge

Notícias Relacionadas

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Secretaria de Saúde de Criciúma fará ação de conscientização contra o Aedes Aegypti

Ação ocorrerá neste sábado (15) nos bairros Próspera e Nossa Senhora da Salete

Vigilância em Saúde de Criciúma promove oficina para planejar ações, prevenção e controle de doenças

Capacitação aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans