Até o fim deste ano, mais de 100 pessoas, já cadastradas, com idades variando de 20 a 80 anos, vão poder voltar a ter mais qualidade de vida, melhorando sua estética facial e o processo de mastigação, fundamental para digestão adequada de alimentos. Elas vão receber, gratuitamente, próteses dentárias e o primeiro grupo, de 50 pessoas, foi atendido nesta quinta-feira (17) para confecção dos moldes.
Segundo o diretor de Saúde, Diogo Copetti, serão fornecidas 30 próteses totais, 30 inferiores e 30 superiores, inicialmente, e as demais serão confeccionadas conforme a demanda da população. “Temos pessoas de todas as idades, que pelos mais diferentes motivos e costumes, necessitam destas próteses e este primeiro grupo já as terá no decorrer do mês de junho, depois dos ajustes do aparelho de cada um deles”, disse Diogo.
O prefeito Arlindo Rocha salientou que a doação destas próteses, adquiridas com recursos próprios da administração municipal, é uma contrapartida à população. “Estamos devolvendo a vocês os impostos que você pagam e dentro de nossa proposta e compromisso com a comunidade, sem discriminações e utilizando os recursos públicos sem interesses políticos ou para manutenção de estruturas político-partidárias”. Em junho, quando as primeiras próteses forem entregues, novo grupo de 30 pacientes será chamado para fazer o molde.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE revelam que 50% da população brasileira adulta tem apenas 20 ou menos dentes funcionais, enquanto nos idosos esse índice é ainda maior, apenas 70%. Para essas pessoas, a alternativa é a utilização das próteses dentárias, que se tornaram mais acessíveis, confortáveis e funcionais ao longo do tempo.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Maracajá