Esta força empreendedora emprega, somente no Brasil, de 50% a 60% da mão de obra em atividade, além de ser responsável por quase 80% do Produto Interno Bruto Nacional.
Os membros da diretoria das empresas familiares da região Sul participam desde segunda-feira do curso de Governança Corporativa nas Empresas Familiares ministrado pelas especialistas no assunto, as psicólogas Patrice Gaidzinski e Debora Mabel Sônego Búrigo.
Assunto ainda recente dentro dos negócios geridos por famílias, o conhecimento de governança corporativa tem sido fundamental para profissionalizar a gestão do negócio e garantir um processo de sucessão familiar.
Pesquisas sobre o desenvolvimento das empresas e países mostram que a economia mundial é impulsionada por negócios realizados em famílias. Esta força empreendedora emprega, somente no Brasil, de 50% a 60% da mão de obra em atividade, além de ser responsável por quase 80% do Produto Interno Bruto Nacional.
“A Governança Familiar se destina a desenvolver a família controladora de forma profissional e orientadora, contribuindo para a reflexão dos membros da família, gerando ações de coesão e diálogos construtivos, fomentando assim o processo de sucessão e perenidade dos negócios familiares”, desta Patrice.
“Estamos trazendo para o treinamento os conceitos básicos da governança corporativa que inclui a estruturação da família, da gestão e da propriedade, ou seja, o planejamento e cuidado com a herança. As empresas da região estão conscientes e preocupadas com este processo, prova disso, que estamos com uma turma cheia”, completa Patrice.
Também faz parte da emenda da capacitação, que encerra na noite desta quarta-feira, a implantação dos conselhos de Família e de Administração.
Colaboração: Deise Felisberto – Assessora de Comunicação