O procedimento cirúrgico é realizado na Policlínica Municipal, por meio Sistema Único de Saúde - SUS.
A partir de agora, os homens, moradores de Imbituba, que não querem mais ter filhos, podem procurar as Unidades de Saúde dos bairros, para fazer um cadastramento e entrar na fila de espera por uma cirurgia de vasectomia.
O procedimento, realizado na Policlínica Municipal, é feito de graça. Por meio do Sistema Único de Saúde – SUS, os pacientes inscritos têm acesso ao serviço ambulatorial. Mas, antes da cirurgia, os homens interessados precisam passar por uma consulta de rotina. Só após a triagem, eles serão encaminhados ao urologista.
“Hoje a gente sabe da importância do controle de natalidade, não só em nosso município, mas em todo o país. Imbituba sempre teve uma demanda grande para isso, que nunca foi atendida. E o nosso hospital, por razões religiosas, não aceita fazer vasectomias ou laqueaduras. Mas hoje, a gente consegue fazer pelo SUS na nossa Policlínica”, ressaltou Rosenvaldo Júnior, prefeito de Imbituba.
E é nas Unidades de Saúde onde será montado um processo com o histórico do paciente. Para o documento, são necessárias fotocópias da Carteira de Identidade – CI, do Cartão Nacional de Saúde – CNS, do comprovante de residência e do cartão da família.
A documentação deverá ser encaminhada à policlínica para a enfermeira responsável ou, na ausência da profissional, poderá ser entregue na recepção da unidade de saúde. O encaminhamento dos documento poderá ser feito pelo próprio paciente ou pelos familiares.
O contato com os pacientes é feito por telefone. Caso o interessado na cirurgia não seja encontrado, os profissionais de saúde entrarão em contato com a Estratégia de Saúde da Família – ESF. “É uma grande conquista. A gente acredita que, em até 3 meses, o município consiga atender todos os pacientes que estão na fila de espera por uma cirurgia de vasectomia”, destacou o prefeito.
Será realizada uma cirurgia de vasectomia por semana. O médico responsável pelo procedimento é o urologista Diego Neves Carvalho.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba