Os paratletas do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, José Ricardo Camilo Zapelini e Wanderson Alves Rita, retornaram para casa no último fim de semana trazendo quatro medalhas conquistadas nos Jogos Paralímpicos Universitários 2018, realizados nos dias 10 e 11 de maio, no Centro de Treinamento – CT Paralímpico, em São Paulo.
Mais de 250 competidores, de 196 instituições de ensino de todo país, participaram dos jogos nas modalidades: atletismo, natação, bocha, judô, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Os paratletas do Unibave participaram na modalidade de
atletismo. Ricardo no arremesso de peso e lançamento de dardo garantiu duas medalhas de prata. Já no lançamento de disco ele garantiu a primeira colocação e levou a medalha de ouro. Wanderson conquistou a medalha de bronze no salto em distância. Já na corrida de 100 e 200 metros ele garantiu o 4º lugar nas duas modalidades.
Esse já é o segundo ano que Ricardo participa dos Jogos Paralímpicos Universitários, e como esperado pelo estudante, ele teve um resultado melhor que no ano de 2017. No último ano ele conquistou três medalhas de prata, e em 2018 o paratleta conquistou a sua primeira medalha de ouro na competição.
Os estudantes são do curso de Educação Física do Unibave e fazem parte da Associação Esportiva e Paradesportiva – Assesp do município de Braço do Norte, lugar onde iniciaram a prática do esporte e tiveram apoio dos treinadores para participar dos Jogos Paralímpicos Universitários. O Unibave além do incentivo, entrou com auxílio logístico para os atletas participarem da competição.
A competição foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU e o Ministério do Esporte. Os Jogos Paralímpicos Universitários servem de classificatória para o Parapan Universitário – Jogos Paralímpicos Universitários Panamericanos, que acontece ainda esse ano aqui no Brasil.
Colaboração: Thaiara Pilon / Comunicação Unibave