Geral

Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres é inaugurado em Criciúma

É uma estrutura auto suficiente, capaz de permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. No total foram investidos cerca de R$ 850 mil.

Foto: ADR Criciúma/Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Defesa Civil e Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma (ADR), inaugurou nesta sexta-feira, 11, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Criciúma. Anexo a ADR, o local possui cerca de 160 metros quadrados, construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura auto suficiente, capaz de permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. No total foram investidos cerca de R$ 850 mil.

O centro foi construído graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma (ADR) que cedeu o terreno. O novo espaço oferece ferramentas mais eficientes para garantir uma ação de qualidade junto aos municípios. A idéia do Centro regional é justamente integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios e preparando estes, o que já é feito, mas agora com uma estrutura referência que facilita ainda mais este processo.

“O objetivo é interligar todo o Estado, onde a Defesa Civil irá trabalhar com as outras secretarias, facilitando e direcionando as ações em crises”, ressaltou o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Para o secretário executivo da ADR Criciúma, João Fabris “a estrutura é moderna e vai atender de forma rápida e eficaz toda a região durante a gestão de crise e ações de prevenção durante a normalidade”.

O Cigerd de Criciúma será gerenciado pelo policial civil Rosinei da Silveira, que já responde pela coordenação regional de Defesa Civil. O prefeito de Siderópolis e presidente da Amrec, Hélio Cesa, o Alemão, falou em nome dos municípios e destacou a parceria que deve ser mantida para o bem da população.

O CIGERD Regional de Criciúma atende os municípios de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do Cigerd Regional Criciúma, todos serão interligados com a base em Florianópolis.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da ADR Criciúma

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Quatro adolescentes criam startup para fiscalizar os poderes de Criciúma

O objetivo dos jovens é reunir informações dos poderes Legislativo e Executivo do município de Criciúma em uma plataforma mais acessível.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.