As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site http://freire.mec.gov.br.
Os professores da rede pública terão uma oportunidade de cursar Licenciatura em Física na Unesc, por meio do Plano Nacional de Formação, gratuitamente. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site http://freire.mec.gov.br. O curso é oferecido pela Unesc, em parceria com o MEC (Ministério da Educação e Cultura).
“Estamos oferecendo 50 vagas. São quatro anos de formação, duas vezes por semana, em períodos especiais, e as aulas são presenciais”, informou o coordenador do curso de Matemática da Universidade Edson Uggioni. A Unesc já oferece o curso de Sociologia em parceria com o MEC no mesmo programa. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3431 2642 ou 9984-9875 (Edson Uggioni).
Como participar
O primeiro passo é cadastrar o currículo na Plataforma Freire – http://freire.mec.gov.br -, na qual estarão disponibilizadas as informações sobre os cursos, bem como a relação de municípios onde as turmas são ofertadas pelas IES (Instituições de Ensino Superior).
É também na Plataforma Freire que se tem acesso ao calendário do programa, que orienta sobre os prazos.
As etapas do processo de seleção são: o professor verifica a oferta e realiza sua pré-inscrição no curso em que necessita obter a formação requerida pela LDB (lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Depois a Secretaria Estadual de Educação à qual o professor está vinculado analisa e homologa a pré-inscrição se o professor estiver em exercício, se a formação pleiteada estiver vinculada à sua atuação em sala de aula e for necessária para cumprir as exigências da LDB. O processo de seleção e divulgação dos resultados é de responsabilidade de cada instituição de ensino.
Cronograma:
19/03/2012 a 08/04/2012 – período de pré-inscrição na Plataforma Freire
09/04/2012 a 23/04/2012 – período de validação das inscrições pelas Secretarias de Educação estaduais e municipais
24/04/2012 a 08/05/2012 – período de seleção dos alunos pelas Universidades
9/5 a 23/5 – matrícula.
Daniela Savi/Comunicação Unesc