Geral

Nova lei de parcelamento do solo é tema de palestra promovida pelo Secovi Sul

Mudanças são consideradas positivas pelos profissionais do setor de habitação.

Foto: Divulgação

Sancionada em janeiro, a Lei Nº 17.492/2018 trata sobre as novas regras referentes à ocupação, uso e parcelamento do solo. Ou seja, foram definidos novos panoramas para loteamentos, condomínios e tudo o que diz respeito à responsabilidade territorial. Para explicar melhor aos profissionais do setor, o Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) promove uma palestra no dia 15 de maio, às 19h30min, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

A advogada especialista em Direito Ambiental e Urbanístico, Alini Masson, será a responsável por abordar o tema “A Nova Lei de Responsabilidade Territorial do Estado de Santa Catarina – Saiba o que muda no parcelamento do solo no estado com o advento da Lei 17.492/2018”. Ela ressalta que esta é uma lei estadual e a aprovação é inédita no Brasil, sendo Santa Catarina o primeiro e único estado a definir de forma atualizada e padronizar de modo jurídico o parcelamento do solo.

“Esta nova lei revogou uma antiga lei do solo no estado, a qual era ampla demais e gerava dúvidas. Ela trazia muitos obstáculos para os empreendedores, pois cada um fazia de um jeito e nem sempre os órgãos responsáveis sabiam qual era o jeito mais correto. Agora, a nova lei traz segurança jurídica tanto para quem empreende neste setor, como para quem o fiscaliza. Há, inclusive, normativas para os estudos ambientais que devem ser apresentados e ela serve também como norte para os planos diretores dos municípios”, explica Alini.

Mérito dos Secovis

A aprovação da lei é uma conquista dos seis Secovis de Santa Catarina, os quais elaboraram o projeto e propuseram a alteração na antiga lei junto à Assembleia Legislativa do estado. O presidente do Secovi Sul/SC, Helmeson Cesar Machado, lembra que loteadores, construtoras e administradoras de condomínios horizontais enfrentavam muitas dificuldades quando o assunto era o parcelamento do solo.

“Eram dificuldades ambientais, fiscais e legais. Mesmo quem tinha um conhecimento amplo podia esbarrar na lei. Agora não, pois ela foi muito melhor definida, mas é importante entender essas mudanças e esse é um dos objetivos do Secovi: atualizar o conhecimento de quem já atua na área e fornecer um conhecimento novo para quem deseja começar”, pontua Machado.

Interessados em participar da palestra podem obter mais informações e realizar inscrições através do telefone (48) 3437.6039. O valor é de R$ 25 para sócios do Secovi Sul e R$ 50 para não-sócios.

Colaboração: Nazario & Bortot Comunicação

 

Notícias Relacionadas

EXPOMAIS inicia nesta quarta-feira para compartilhar conhecimento e fomentar economia

Evento segue até quinta-feira na sede da Acic com renomados profissionais e diversas atividades.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

Prefeito de Joinville aponta caminhos para o crescimento da região Sul

Segundo Udo Döhler, em palestra na Associação Empresarial de Criciúma - ACIC, gestão pública eficiente, planejamento e união são as principais diretrizes.