A mortandade de peixes foi confirmada em cerca de seis quilômetros de rio.
Neste final de semana moradores da localidade de Rio Jordão, em Siderópolis, perceberam algo incomum no Rio Jordão, que cruza a comunidade. Uma grande quantidade de peixes estavam mortos à beira do rio e poucos ainda nadavam na parte mais alta. “Alguns moradores conseguiram salvar alguns poucos peixes”, destacou a moradora Taysi Garlini ao Portal Engeplus. “O Rio Jordão é um ponto turístico onde passam milhares de pessoas no verão. Espero que descubram o motivo do que aconteceu, pois cada vez o nosso rio vai ficar mais poluído se ninguém tomar alguma iniciativa”, completou ela.
De acordo com o agente de campo da Vigilância Sanitária de Siderópolis, Luiz Carlos Golombiescki, a mortandade de peixes foi confirmada em cerca de seis quilômetros de rio. “Retiramos amostras da água que foram para análise”, disse ele. “O produto que está na água, que ainda não sabemos o que é, fez com que a oxigenação da água diminuísse bastante e os peixes morressem”, pontuou Golombiescki.
O representante da Vigilância Sanitária acredita que em alguns dias o produto já não estará mais na água. “A falta de chuva fez o nível do rio diminuir consideravelmente. Com o aumento da vazão, ele voltará ao normal”, ressaltou Golombiescki. “Até que volte ao normal, orientamos aos banhistas para que não entrem no rio, até porque não sabemos o que causou a morte dos peixes”, concluiu.
O resultado da análise das amostras de água deve sair nos próximos dias.
Engeplus