Trânsito

Atenção à movimentação de equipamentos na BR-101

Motoristas e pedestres devem tomar cuidado ao trafegarem pelos trechos de Tubarão, Laguna, Pescaria Brava e Sombrio

Seja motorizado ou a pé. Não importa. Quem utiliza a BR-101 deve prestar atenção ao passar pelos trechos de Laguna (travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras), Pescaria Brava (adequação de pistas), Tubarão (Morro de Formigão) e Sombrio (viaduto de acesso sul). Nestes quatro municípios, existem frentes de trabalho onde a movimentação de máquinas pesadas, como guindastes, tratores e escavadeiras, caminhões basculantes e colaboradores é bastante intensa.

Todos os caminhões envolvidos nas obras da BR-101 estão identificados. Nestes pontos, a velocidade máxima permitida para todos os veículos é de 80 quilômetros por hora.

Contudo, durante o transporte, estes veículos seguem em velocidade bem menor. Os pedestres devem prestar a atenção, pois os caminhões precisam entrar e sair das frentes de trabalho com frequência. É recomendado que evitem cruzar a rodovia por meio dos canteiros de obras.

Já os motoristas devem reduzir a velocidade, não forçar a ultrapassagem e manter a distância de segurança. Em Tubarão, Jaguaruna, Sangão, Içara, Maracajá, Imbituba, Garopaba, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Passos de Torres, as pistas e obras de arte especiais que cortam o perímetro urbano estão concluídas e liberadas.

Nestes trechos já duplicados, a velocidade máxima permitida é de 110 quilômetros por hora para carros de pequeno porte, e 90 quilômetros por hora para veículos maiores.
Em Laguna, Pescaria Brava, Araranguá e Sombrio, a duplicação de pistas está próxima do término. Neste caso, a velocidade máxima é de 80 quilômetros por hora nas pistas simples e de 60 quilômetros por hora e 40 quilômetros por hora nos desvios.

Cuidados também devem ser redobrados na água

Os pescadores artesanais ou os turistas que circulam pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna, com lanchas ou jet skis devem atentar para a circulação das balsas de serviço para a execução da nova travessia do Canal de Laranjeiras.

Segundo Jornal Notiusl, as balsas transportam peças, camisas metálicas, operários e combustível do canteiro de obras central até a frente de obras em água.

O trecho por onde passam está sinalizado com boias metálicas. Pescadores e turistas devem atentar para este canal e evitar transitar por ele. Pelo tamanho e velocidade, as embarcações maiores utilizadas na obra não podem realizar a manobra evasiva para desvio dos barcos de pesca que ingressarem na área de obras.

Além de circular, os pescadores e turistas devem também evitar ancorar no canal sinalizado e nas proximidades das balsas-ilhas, onde há a movimentação de equipamentos, principalmente dos guindastes.
Há duas balsas-ilhas ancoradas para a construção dos mastros da nova passagem. Ao todo, serão utilizadas de 25 a 30 balsas para transporte e construção em água da ponte para travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras.