Educação

Quarenta novos sonhos renasceram na Unesc

Projeto Informática para a Melhor Idade iniciou ontem

Desejo de vencer mais uma etapa na vida e a sensação ímpar de voltar aos bancos escolares se cruzaram nas histórias, muitas vezes parecidas, dos participantes do projeto de extensão “Informática para a Melhor Idade” que iniciou na tarde de ontem (14) na Unesc. Aproximadamente 40 idosos se inscreveram para o curso, que oferecerá noções básicas em informática e internet, focando também no uso das redes sociais.




Segundo a coordenadora do projeto, professora Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, a expectativa de inscritos foi superada. “Estou surpresa com a quantidade de interessados, que além de virem, também trouxeram seus amigos. Certamente isso marca o início de um novo tempo para a terceira idade, que passará a dominar também a informática”, destacou. O projeto foi inspirado nos pais de Merisandra, que já idosos participaram de atividades como as realizadas aqui na Universidade, em sua cidade no Rio Grande do Sul.

A aula inaugural iniciou com uma palestra ministrada pela estudante de Medicina da Unesc, Bruna Marcela, que salientou a importância da informática para a saúde dos participantes. Bruna lembrou os benefícios para a memória, do aperfeiçoamento das capacidades cognitivas e motoras e do simples de desafio de manusear um mouse. Além disso, o trabalho junto ao computador pode impedir doenças, como o Alzheimer.

“Esse curso caiu do céu”

Lindemberg Laureano se emocionou ao falar sobre a oportunidade dada pela Unesc. Ele, que está com 61 anos, afirma que mesmo sendo empresário não sabe mexer no computador. “Estou tendo uma oportunidade maravilhosa e que será muito útil. Tenho dois filhos que moram na Austrália e eu não podia falar diariamente com eles. Mas acredito que essa história irá mudar”, afirmou.

Edilse Bortolotto, de 64 anos, queria aprender algo novo. Depois de voltar da Alemanha, por onde viveu por cinco anos, a aposentada perdeu praticamente todos os vínculos de amizade. “Os únicos amigos que eu mantive são casais do tempo em que meu marido ainda estava vivo e com os quais eu não consigo manter uma relação sem ser a ‘vela’ da história”, brincou Edilse. “Eu não queria mais sair de casa, mas agora esta porta está se abrindo e muita coisa mudará”, complementou.

Ciência da Computação monitorará o curso

Informática para a Melhor Idade é um projeto de extensão da UNA CAT (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), da Unesc. Alguns estudantes do curso de Ciência da Computação prestarão monitoria aos idosos. Gabriel Felipe, da oitava fase é um deles. “É gratificante poder ajudar as pessoas. A computação é importante para o mundo atual e esperamos que eles saiam daqui com maior conhecimento desta ciência”, analisou.

Os alunos serão divididos em duas turmas. As aulas da turma 1 serão ministradas nas segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, e a turma 2 se encontra nas terças e quintas no mesmo horário até o dia 14 de novembro quando os participantes receberão um certificado de participação.

Matheus Reis/Assessoria de Imprensa da Unesc