Medicamentos foram encontrados em sacolas de lixo. Flagrante reforça a importância do projeto Reciclando Medicamentos, apresentado na Câmara Municipal, através da vereadora Nega Cittadin.
Iniciativas de vereadores de Cocal do Sul trouxeram à tona nos últimos dias, a discussão de duas situações de interesse à população: o cotidiano do coletor e da coleta de lixo na cidade, além do descarte irregular de medicamentos por parte da população. Os temas ganharam notoriedade através dos vereadores Marcel Freitas (PSDB) e Roseny Citadin Barbosa, a Nega (PMDB), respectivamente.
Na coleta de lixo, o vereador Marcel se uniu novamente aos coletores neste sábado (21), feriado de Tiradentes, para mais um dia de trabalho. Novamente, constatou situações que deverão ser discutidas em plenário. “O lixo é espalhado pelos cachorros nas ruas. Além disso, em poucas horas de serviço recolhendo o lixo das residências me deparei com vários medicamentos sendo descartados de forma incorreta. Isso só fortalece a importância do projeto de reciclar os medicamentos apresentado na semana passada na Câmara”, relata Marcel.
Naquela oportunidade, o projeto Reciclando Medicamentos foi apresentado ao Governo Municipal e demais vereadores, a partir de um convite da presidente do Legislativo, a vereadora Nega, ao Unibave.
A iniciativa visa conscientizar a população a descartarem medicamentos inutilizáveis em pontos de coleta pela cidade. O Governo Municipal apoiou a iniciativa e pretende estudar a implantação já realizada pelas cidades de Orleans, São Lugdero e Braço do Norte
População preocupada com segurança dos coletores
Voltando à coleta de lixo, o vereador Marcel chamou a atenção também do cuidado dos moradores com a segurança dos coletores de lixo. “Quero parabenizar as pessoas que se preocupam com os coletores e, que de forma adequada, fazem o descarte de vidros quebrados, colocando dentro de outros recipientes em uma garrafa pet. Isso evita que os trabalhadores sofram qualquer acidente dessa natureza”, destaca.
Era a segunda vez que Marcel repetia o gesto. Segundo ele, a intenção é conhecer o cotidiano do servidor e do serviço na cidade, como já aconteceu em outros setores da municipalidade.
“Não tenho dúvidas que esses dois dias trabalhando como coletor, me abriram muito a mente. Com certeza muitas ideias e sugestões de melhorias irei tentar pôr em prática”, finalizou.
O trabalho iniciou às 5 horas e finalizou ainda no período da manhã, realizando a coleta de lixo nas residências nos bairros Centro, Jardim Itália e parte do São João.
Veja mais fotos
[soliloquy id="269886"]