Geral

Casa de Repouso Bom Jesus zela pela saúde dos residentes

Mês de abril estimula o cuidado com a qualidade de vida e com a prevenção de doenças. Entidade necessita de auxílio de fisioterapeutas e educadores físicos

Foto: Clara Floriano e Júlia Grassi

A Agência Nacional de Saúde (ANS) promove, em abril, uma mobilização nacional em prol do combate a dois temas bastante debatidos: a depressão e a obesidade. O objetivo é estimular que as pessoas e entidades promovam ações que colaborem para a redução dos percentuais de sobrepeso e de obesidade. O melhor diagnóstico e tratamento da depressão também é a finalidade da iniciativa. O Dia Mundial da Saúde foi comemorado em 7 de abril.

A Casa de Repouso Bom Jesus procura prevenir doenças e manter o bem estar dos moradores da entidade. “Quando nós somos procurados pelas famílias, sempre pedimos um breve histórico médico da pessoa com exames realizados. Assim, sabemos se ela fez alguma cirurgia ou tem diabetes, hipertensão ou colesterol alto”, disse Greici Moreira, gerente da casa.

Os idosos são monitorados diariamente por uma enfermeira, que conta com o auxílio de técnicas em enfermagem. “Havendo necessidade, encaminhamos para consulta com um médico Clínico Geral ou Geriatra. Nós temos alguns casos de vítimas de AVC e as famílias trazem a pessoa por não saber como tratar em casa”, explica.

Para manter a saúde dos idosos, a Casa de Repouso conta com a supervisão de uma nutricionista. “Ela cuida da cozinha: limpeza, manipulação de alimentos e monitora as receitas dos alimentos. Tem pessoas que, por conta da própria idade, perdem a condição de deglutir os alimentos, por isso, precisam comer quase tudo liquido”, pontua Greici.

Necessidade de auxilio com profissionais da saúde

Devido à idade avançada ou como resultado de alguma doença, alguns idosos tem dificuldade de se locomover ou praticar exercícios físicos. Sem condições de pagar um fisioterapeuta ou educador físico, a Casa busca auxílio voluntário de profissionais. “Tanto a fisioterapia para os membros superiores e inferiores quanto para os outros órgãos, como pulmão, seria ótimo. A gente tem as pessoas que ficam muito tempo na cama e a gente não tem preparo para exercitá-los. Não vou arriscar movimentar a pessoa e machucá-la. Tem que ser um profissional”, enfatiza a gerente.

Estudantes ou profissionais formados em fisioterapia e educação física podem ajudar os idosos conforme disponibilidade. “A gente não tem horário de abertura e fechamento para quem deseja oferecer serviços. Estamos aqui 24 horas, então, o horário e dia disponível para o profissional trabalhar é bem flexível”, finaliza Greici.

Para quem deseja conhecer ou visitar, a Casa de Repouso Bom Jesus fica na rua São Pedro, 199, bairro Próspera, em Criciúma. Interessados podem entrar em contato através do telefone (48) 3411-6733 ou no WhatsApp (48) 99920-9985. A casa fica aberta para visitas das 14h às 17h.

Colaboração: Clara Floriano e Júlia Grassi – Assessoria de Imprensa Voluntária

Notícias Relacionadas

2ª edição do Salão do Imóvel de Criciúma já tem data marcada, em Criciúma

Evento será realizado de 25 a 27 de maio e terá ainda mais facilidades nas condições de financiamento.

Centro de Convivência: Siderópolis terá novo espaço para receber crianças, jovens, adultos e idosos

O local receberá grupos que integram o serviço de convivência, que totalizam 326 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Idosos da Inclusão Digital e Alfabetização de Lauro Müller escrevem cartas contando cotidiano durante pandemia

O acompanhamento feito aos idosos integrantes do programa é feito pelo Governo do Município, através da Secretaria de Assistência Social de Lauro Müller e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Prefeitura de Jacinto Machado vacina idosos contra a gripe em casa para evitar aglomerações nos postos

No total, são 2.200 pessoas acima de 60 anos, que serão imunizados.