Após seis meses paralisadas, as obras de implantação da rede de saneamento básico serão retomadas oficialmente nesta próxima semana.
A manhã dessa sexta-feira (20) ficou marcada pela entrega da ordem de serviço que autoriza a retomada das obras de esgotamento sanitário de Lauro Müller. O ato de assinatura aconteceu no Paço Municipal, onde estiveram presentes diversas lideranças, entre elas o prefeito Valdir Fontanella, o gerente de construção da Casan, Fábio Krüeger, e o diretor comercial da Construtora Fernandes, empresa responsável pela obra, Fábio Roberto Fernandes.
Após seis meses paralisadas, as obras de implantação da rede de saneamento básico serão retomadas oficialmente nesta próxima semana. Apenas 30% da obra foi realizada pela antiga empresa que desistiu de continuar os trabalhos. Agora, a Confer, empresa de Criciúma, é a nova empresa responsável pela conclusão dos 23 quilômetros de rede que ainda restam. Além disso, paralelo aos serviços de implantação de rede, será realizado a construção da Estação de Tratamento, desta vez por outra empresa que deverá iniciar, também dentro de pouco tempo, os trabalhos de terraplanagem e construção da estrutura, que ficará localizada no bairro Sumaré.
Confer garante ritmo acelerado com quatro frentes de trabalho
Conforme a engenheira da obra, Ana Paula Franciscone, serão quatro frentes de trabalho que irão realizar os serviços de abertura das valas, instalação das redes e recolocação do pavimento (asfalto ou lajotas). “Nosso planejamento para esta primeira semana é estarmos com duas frentes de trabalho e posteriormente com mais duas frentes, totalizando quatro equipes de implantação de rede. Pedimos a compreensão da população, pois iremos precisar de ao menos 15 dias para iniciarmos a pavimentação após o início das obras nas ruas que receberão a rede. Estimamos 30 dias de trabalho para que nossa equipe inicie processo e conclua com a recolocação do pavimento”, garantiu a engenheira.
Em torno de 60 profissionais estarão trabalhando na cidade, além de máquinas como escavadeiras hidráulicas, retro escavadeiras e caminhões. Com este ritmo de trabalho, estimado pela empresa, faz com que a previsão de entrega da obra seja para o início de 2019.
Investimento de mais de R$ 17 milhões
Com investimento de R$ cerca de 17 milhões Lauro Muller terá ao final das obras 72% de coleta e tratamento de esgoto. O recurso é proveniente da Caixa (85%) e da Casan (15%) e vai beneficiar com o esgotamento sanitário os bairros Centro, Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km1, Arizona e Bela Vista.
Morador é responsável pela ligação
Conforme o gerente de construção da Casan, Fábio Krüeger, é de obrigatoriedade de cada morador se interligar a rede, fazendo com que o escoamento de banheiros, cozinha e lavanderia, chegue até caixa coletora, instalada na calçada, defronte a cada residência.
Em casos onde a residência fica abaixo do nível da rua, é necessário a aquisição de um kit de bombeamento, também de responsabilidade do morador, podendo ser adquirido por meio financiamento. “Pela Lei 11.445, havendo instalada a rede pública de saneamento a ligação das casas é obrigatória, assim como cabe a Casan fazer o recolhimento da taxa”, explicou Krüeger.
“Cada um real investido na coleta e tratamento de esgoto representa uma redução de até quatro reais nas despesas com saúde pública. Com esta obra, estamos levando saúde à população e melhor qualidade de vida, além de valorização comercial dos imóveis por contar com rede de saneamento”, acrescentou o engenheiro.
O projeto total para a cidade de Lauro Müller prevê a implantação de 29 quilômetros de rede coletora, 2,2 quilômetros de emissários submarinos, quatro estações elevatórias, 1,8 mil ligações domiciliares e uma estação de tratamento com vazão de 20 litros por segundo.
O prefeito do município, Valdir Fontanella, enalteceu a importância da obra para o município. “É uma grande alegria saber que iremos ter o esgoto de nossa cidade tratado, melhorando a saúde da nossa gente. Aguardávamos ansiosamente o reinício destas obras para que possamos fazer as melhorias nas ruas de nossa cidade, principalmente na região central, onde temos grandes projetos de melhorias para serem executados”, concluiu Fontanella.
Veja mais fotos
[soliloquy id="269732"]
Colaboração: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lauro Müller