A ideia, conforme o prefeito, é que a população se adapte ao novo modo de recolhimento, que será separado em lixo úmido e lixo seco.
A segunda-feira, 16, foi de mudanças nas lixeiras da Praça Padre Röer, Praça Coronel Collaço e entornos do centro. De acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, a substituição das lixeiras, que está sendo realizada pela equipe da Secretaria de Infraestrutura, é um primeiro passo para a adaptação ao recolhimento do lixo reciclável, que inicia nos próximos meses.
A ideia, conforme o prefeito, é que a população se adapte ao novo modo de recolhimento, que será separado em lixo úmido e lixo seco. “É muito importante que a população esteja disposta a colaborar com todo o processo, principalmente na preservação das lixeiras já implantadas, assim, será muito mais fácil termos uma cidade limpa e organizada. As empresas e comércios também são chamadas a colaborar, quanto menos lixo tiver espalhado no chão, melhor para todos, pois além de evitar a sujeira também previne o entupimento das bocas de lobo, que estão sendo limpas, gradualmente, pela Secretaria de Infraestrutura”, comentou Beto.
O presidente da Fundação do Meio Ambiente de Braço do Norte (Funbama), Raul Coan, lembrou que neste primeiro momento que antecede o início da coleta seletiva é importante que a população saiba a maneira correta que deverão ser separados seus resíduos, ou seja, lixo seco (papel, plástico, metal, vidro, isopor e etc) e lixo úmido (materiais não recicláveis como: papel engordurado ou contaminado, bituca de cigarro, materiais de higiene pessoal, orgânicos, etc).
Acondicionar o lixo de modo correto e colocá-lo na porta apenas no horário da coleta é responsabilidade de todo o cidadão. É simples e fácil desempenharmos o nosso papel. Além de exemplo de educação, agir de modo correto com o manejo de resíduos representa responsabilidade com o meio ambiente e, acima de tudo, um dever de todo o cidadão.
Colaboração: Suham Dellatorre – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Braço do Norte