Operação faz parte do cronograma desenvolvido pelo Gabinete de Gestão Integrada do município.
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), realizou nesta quarta-feira (11) fiscalização em bares e lanchonetes na região central da cidade.
No total, quatro estabelecimentos receberam orientação das entidades. Participaram da operação a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal da Fazenda, Polícia Civil, Polícia Militar e Defesa Civil, cada uma verificando os locais de acordo com sua área de atuação.
De acordo com o coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção da Defesa Civil – Compdec, Dioni Borba, o objetivo da ação é verificar irregularidades nos estabelecimentos. “Com essas ações aproveitamos para verificar a segurança, alimentação, produtos sem notas fiscais, estrutura e áreas de risco”, explicou o coordenador.
Em um dos restaurantes foram apreendidos cerca de oito quilos de alimentos, que foram recolhidos pela Vigilância Sanitária por estarem guardados em local com temperatura ambiente. “Alguns alimentos têm ingredientes que devem ser armazenados com uma temperatura específica, como queijo, carne, e como esses não estavam, foram recolhidos para descarte”, contou a técnica em Enfermagem da Vigilância Sanitária, Patrícia Antunes.
Nas três ações realizadas em abril, todos os estabelecimentos foram notificados, e as principais irregularidades são alvarás vencidos. Todos os restaurantes já são orientados na hora para regularizar a documentação, caso não atendam determinação, ficam passíveis de uma autuação futura.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Criciúma