Turma com 16 integrantes, atuará em atendimentos nas cidades de Cocal do Sul e Urussanga. Empresário de Orleans, Delton Baggio é paraninfo pela terceira vez
O Corpo de Bombeiros de Urussanga apresentou na noite de sexta-feira (06), a 4ª turma do Curso Avançado de Atendimento à Emergências (CAAE). São 16 novos Bombeiros Comunitários que auxiliarão nos atendimentos de casos de urgência e emergência nas cidades de Cocal do Sul e, também Urussanga.
O curso iniciou com 25 inscritos. Destes, dois reprovaram e sete desistiram. Os demais 16 seguiram adiante e agora servirão os moradores das duas cidades “Atitude nobre destas pessoas que vêm trabalhar conosco de forma voluntária. Eles atuarão como agentes de prevenção também em meio a comunidade onde moram, além de estarem contribuindo conosco nas ocorrências rotineiras”, comentou o comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, capitão Renan Fernandes.
De um lado, familiares no espaço reservado a convite dos formandos da noite. Além do orgulho em presenciar a conquista, os presentes puderam ver o quanto os bombeiros comunitários são importantes para a sociedade, em especial no momento em que o setor de segurança pública no Estado carece de novos profissionais. “Não é segredo que encontramos um déficit de efetivo muito grande e há a necessidade da sociedade auxiliar o Corpo de Bombeiros. São seis meses de treinamento. Eles têm plena capacidade para atuarem em inúmeros atendimentos. Com o apoio dos Bombeiros Comunitários, pode ter certeza que o serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros, se mantém na excelência do que fez a sua história ser uma instituição altamente reconhecida pela sociedade”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros de Urussanga, sargento Dione Matos.
A solenidade também contou com homenagens aos bombeiros que se destacaram durante o curso. Lideranças políticas municipais como os prefeitos de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, juntamente com a vice Aninha Scarpato e, o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancelier, militares e líderes religiosos também participaram da formatura.
Mas, entre eles, destacava-se também um parceiro especial dos bombeiros comunitários de Urussanga. O empresário orleanense Delton Baggio, o Carriola, se prontificou novamente a ser o paraninfo da turma. “É a terceira vez que me torno padrinho das turmas de Urussanga. Entendo que é muito importante o apoio a eles. Eles podem salvar a minha vida, como de amigos, parentes e desconhecidos de forma voluntária e precisam de apoio. Acredito que o Corpo de Bombeiros é algo que ninguém quer acionar, mas nos imprevistos são de extrema importância. Os empresários podem incentivar e aumentar essa rede de voluntariado que existe”, comenta Carriola.
[soliloquy id="268090"]
O processo de formação foi intenso. Cinco meses de curso avançado para se tornar um bombeiro comunitário. “Se torna um processo difícil para os alunos associar o tempo deles entre compromissos profissionais e particulares com o voluntariado, mas estão aí os 16 novos guerreiros, capacitados para atender a comunidade. Nobres pessoas que, voluntariamente, dispensam de parte do seu tempo para este trabalho. Trabalho de formação que também contou com a atuação do Sargento Lucas, assumindo a coordenação da parte final do curso”, enfatizou o instrutor e coordenador do curso, soldado Henrique Duarte.
Entre os formados, uma mulher demonstrou mais dedicação e foi nomeada a “bombeira 01” do curso. Dirlei Luíza Schug Bernardino recebeu os cumprimentos dos presentes e também foi homenageada. “A dedicação. Acredito que homens e mulheres tem a mesma capacidade. O que diferencia um do outro é a dedicação. Um pouco de sorte, responsabilidade e preparo físico, além do empenho nos estudos para a realizado das provas teóricas, tornaram a formada, a 01 do curso”, afirma Duarte.
Estimulado pelo irmão
O inspetor de qualidade de exportação de uma empresa cerâmica de Cocal do Sul, buscou motivação no irmão para ser Bombeiro Comunitário. Wilker Virgínia de Oliveira integra a nova turma formada. Ele é irmão mais novo do Willian de 33 anos, que já atua como Bombeiro Comunitário. “Vim na formatura dele e me chamou a atenção o curso realizado por ele. Vi o quão é importante e possível ajudar as pessoas dessa forma, servindo junto aos bombeiros. Me inscrevi e hoje estou formado”, comenta Wilker de 25 anos.
A intenção é formar ainda mais
Conforme o coordenador de cursos do Corpo de Bombeiros de Urussanga, Sargento Lucas, a intenção da corporação é intensificar a formação de novos bombeiros comunitários. “Neste ano a intenção é formar três turmas no CBAE e um de CAAE. Algumas pessoas ficaram de fora e este ano ofereceremos três oportunidades de ingresso no curso. Basta acompanhar nossas redes sociais e se inscrever”, lembra.
O facebook do Corpo de Bombeiros de Urussanga pode ser acessado neste link.
Veja vídeo da formatura