Nova disciplina de Tecnologias Aplicadas, implantada em 2018 na Satc, tem elaborado projetos com intuito de despertar a inovação nos alunos.
O Colégio Satc implantou neste ano a disciplina de Tecnologias Aplicadas para todas as turmas da instituição, do ensino fundamental ao médio. A ideia é proporcionar aos estudantes um ambiente capaz de despertar habilidades e competências para o sucesso profissional futuro destes alunos.
Nestas primeiras semanas de aula, as turmas começaram a trabalhar conceitos e executar práticas tecnológicas. Um exemplo disso é o que vem ocorrendo no fundamental I. Por lá, um robô com peças de montagem está sendo criado, com o objetivo de desenvolver a percepção de espaço, elementos mecânicos e a programação entre os estudantes.
Não tem sido diferente nas turmas do fundamental II. O mundo tecnológico sempre aguçou a curiosidade de Gustavo Borges, 14 anos. “Gosto de tecnologias, por isso acho essa aula muito legal. Vamos ter a oportunidade de criar um carro controlado pelo celular, é diferente, divertido”, pontua o aluno do 9º ano.
Na Educação Infantil, o trabalho é em relação à coordenação motora e as cores. Os primeiros anos estão no projeto “Parque de Diversões”. Os sextos anos estão construindo personagens para utilizar no projeto “Jogos” com Realidade Aumentada. Os sétimos e oitavos constroem jogos sobre editor de texto e apresentação de slides. E os nonos anos estão trabalhando na construção de um carrinho de corrida com a plataforma Arduino.
Os desafios são diferentes e de acordo com o ano de cada turma. A disciplina de Tecnologias Aplicadas é ofertada duas vezes na semana e faz parte da grade curricular da instituição. “A Satc busca que o estudante descubra suas competências e possa criar, com certeza isso irá refletir no futuro destes estudantes que um dia estarão no mercado”, lembrou o coordenador do projeto, João Motta Neto.
Iniciativa interdisciplinar e inovadora
Quatro grandes eixos norteiam a disciplina da Satc: Pensamento Computacional; Mundo Digital; Cultura Digital e Movimento Maker, todos eles baseados em currículos e referencias da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. As disciplinas inseridas no currículo do Colégio envolvem professores e laboratórios da Faculdade Satc, tornando o projeto interdisciplinar.
A opção pelo novo também instiga os colegas Gabriel Milaneze e Naiane Domingos Olegário. Aprendendo a mexer com novos programas, como o AutoCAD, os estudantes criam as peças que serão cortadas e montadas no carro. “É bem interessante. Eu não conhecia o programa e estou aprendendo”, afirma Gabriel. “Estou gostando muito. Acho que a disciplina de Tecnologias Aplicadas vai ajudar também a definir qual curso técnico quero fazer”, destaca Naiane.
Colaboração: Comunicação Satc