Grupo foi criado pelos amigos Ricardo Oenning e Jean Carlos Oenning. São mais de 60 participantes de todas as cidades do Vale de Braço do Norte.
O grupo de Cervejeiros Artesanais de Braço do Norte – CABRA, completou nesta segunda-feira (02), o seu primeiro ano de fundação. Composto por amantes da prática de criar a sua cerveja artesanal, o grupo tem como objetivo a troca de experiências, interação entre cervejeiros da região, descoberta de novos sabores, ampliação da prática, convidando mais pessoas a criarem sua própria cerveja e realizar ações em prol da sociedade.
Além disso, o CABRA busca realizar compras coletivas de insumos e equipamentos de outros Estados ou países, no qual as vendas são realizadas apenas para pessoa jurídica. Com a união dos integrantes, a compra destes produtos é facilitada, elevando assim a qualidade da produção.
Hoje a região do Vale conta com o apoio da Meurer Brew Shop, empresa especializada em insumos e artigos para produção de cervejas artesanais, de Anselmo Meurer, que é um dos mais experientes da região.
O CABRA foi criado pelos amigos Ricardo Oenning e Jean Carlos Oenning, contando ainda como integrantes Leandro Neves de Andrade, Dionatha Farias, Evilázio Vieira Costa, Marlon Della Giustina e Anselmo Meurer. Junto a eles, são mais de 60 participantes de todas as cidades do Vale de Braço do Norte.
Os encontros do CABRA acontecem mensalmente, sempre no segundo sábado do mês, onde é realizado um almoço entre os seus integrantes. Cada um contribui com a doação de 1kg de alimento nestes encontros, sendo destinado para uma instituição carente da região do Vale,como o CIACA e a ASACAD/Casa Lar.
Ações sociais
O Cabra participou, em outubro do ano passado, da semana do município de Braço do Norte, expondo cervejas aos visitantes do Parque da Família. Já em dezembro, foi realizada uma campanha de doação de material de limpeza e alimentos ao Consórcio Intermunicipal da Criança e do Adolescente (CIACA) de Braço do Norte.
Qualificação
Para 2018, o objetivo do grupo é trazer cursos para aperfeiçoamento para criação da cerveja artesanal, promover um concurso de cervejeiros envolvendo participantes de toda a região.
Benefícios para saúde
As cervejas artesanais possuem somente produtos naturais em seus compostos. Além disso combatem diversos tipos de doenças e problemas de saúde como ataques cardíacos, estresse e ansiedade, conforme pesquisas realizadas pela Harvard School of Public Health, Universidade de Harokopio na Grécia e também artigo publicado na revista científica The Lancet.
A evolução da classe no Brasil
Dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apontam um crescimento de 37,7% no número de cervejarias registradas no Brasil em 2017. Nos dados regionais, o estado com o maior número de cervejarias é o Rio Grande do Sul, com 142.
Seguem a lista: São Paulo (124), Minas Gerais (87), Santa Catarina (78) e Paraná (67). Nos índices per capita, o Rio Grande do Sul também lidera com uma cervejaria para cada 79.873 habitantes. Santa Catarina ocupa o segundo lugar com uma para cada 89.758 e o Paraná está em terceiro com 169.476 habitantes por cervejaria.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, os números comprovam a força do segmento, que ganha espaço a cada ano. “As cervejarias artesanais e independentes, que não têm relação com grupos econômicos internacionais, estão conscientizando o consumidor sobre a degustação da bebida, além de contribuírem para a cultura gastronômica local”, comenta.
Colaboração: Thiago Matos