Principal cidade do Extremo Sul catarinense, Araranguá comemora 138 anos de história.
A terça-feira é de festa para o maior município do Extremo Sul de Santa Catarina. Conhecida como a Cidade das Avenidas, devido ao seu traçado urbanístico diferenciado, com ruas longas e largas, Araranguá celebra hoje os 138 de história.
Com pouco mais de 67 mil habitantes na atualidade, a cidade surgiu como rota dos tropeiros, com a abertura do chamado Caminho dos Conventos, que ligava o Sul ao centro do país. Foi colonizada por açorianos, italianos, alemães, poloneses e espanhóis. Se desenvolveu voltada para a agricultura, mas cresceu, tornando-se polo do comércio e também educacional.
O que não mudou muito, mesmo com o crescimento, foi o clima tranquilo. “Araranguá é uma cidade muito acolhedora. Terra de pessoas honestas e trabalhadoras. Tenho muito orgulho desta cidade”, destaca o comerciante Francisco Silva.
Para o ex-prefeito Osmar Nunes, além do cuidado que recebe, Araranguá está localizada em um ponto estratégico que valoriza ainda mais as belezas regionais. “Araranguá está muito bonita. Está em uma área muito boa. No centro da cidade, a 13 metros de altitude, pode enxergar a Serra e enxergar o mar. A topografia da cidade é um espetáculo. Ampla, pura. Muito bonita. A população também é um caso à parte. Um pessoal ordeiro, trabalhador”, afirma Nunes, que comandou a cidade entre 1966 e 1970.
Com informações do Portal DN Sul