O dia 2 de abril de 2018 ficará marcado na história do município de Lauro Müller como a data em que oficialmente o Hospital Henrique Lage foi transformado na Fundação de Saúde de Lauro Müller. A partir dessa segunda-feira, juridicamente o hospital passou a funcionar como Fundação Hospitalar.
Os estudos para transformação foram iniciados pela equipe do prefeito Valdir Fontanella, logo no início da gestão em 2017. Antes mesmo de assumir o comando do município, final do ano de 2016, começou-se a estudar fundações hospitalares para que o município pudesse dar início à caminhada de transformação.
Desde então inúmeras reuniões e discussões foram promovidas a fim de construir um modelo de Fundação que viesse atender da melhor forma os anseios do município, fazendo com que o hospital não dependesse exclusivamente do Governo Municipal.
A Fundação Hospitalar, além da Direção, conta com os Conselhos Curador e Fiscal formado por pessoas da sociedade civil organizada, tendo presidente sempre a secretária municipal de Saúde do município, neste caso, a secretária Carla Zabotti Dias. Os Conselhos, assim como o Governo do Município, têm a finalidade de fiscalizar a parte administrativa, como relatórios de gestão e demonstração financeira.
Conforme o diretor da Fundação Hospitalar, Cleir Estevam, a partir de agora todas as contratações, parte médica e de serviços, começam a ser diretamente com a fundação. Esta independência é permitida por meio do contrato de gestão firmado entre o município e a Fundação Hospitalar Henrique Lage. O Contrato permite também que o município repasse mensalmente recursos financeiros para que a fundação mantenha suas atividades.
“O atendimento à população continua normalmente. O trabalho agora será voltado para montarmos a estrutura necessária para que possamos realizar atendimentos particulares e por meio de convênios”, destacou Estevam.
O próximo passo, que já vem sendo trabalhado, é para instalação de um sistema de gestão hospitalar, que vai desde o atendimento inicial do paciente até o processo de gerenciamento financeiro.
Já os servidores que atuam no hospital serão cedidos pelo município à fundação, permanecendo com os mesmos direitos e vinculados ao quadro de pessoal do Município junto a secretaria de saúde. A novidade nessa área é que os próximos contratados serão por meio de processo seletivo no regime celetista, estando vinculados diretamente à Fundação.
Segundo Cleir, esta transformação vai trazer um grande avanço no setor da saúde, permitindo que a Fundação estabeleça contratos com Governo do Estado, municípios da região, além dos atendimentos particulares e por convênios.
“Podemos dizer que com a Fundação nosso Hospital, em futuro bem próximo, passará a ter vida própria, podendo oferecer serviços particulares e através de convênios. Este processo concretizado nesta data representa apenas o primeiro passo de tudo que virá de benefício para toda população”, registrou Cleir.
Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller