Segurança

Programa rede de vizinhos é sucesso em Siderópolis

Após a concretização do programa foram cadastrados seis bairros, Vila São Jorge, Sebastiana, Patrimônio, Santa Luzia, Fiorita e Centro.

Foto: Jatene Macedo

“Antes a comunidade não se sentia segura, agora a sensação de segurança aumentou”, a afirmação é do vereador Valcir de Souza, que por meio de um requerimento no primeiro semestre de 2017 a Câmara de Vereadores de Siderópolis, solicitou a implantação do Programa “Rede de Vizinhos”. O projeto foi instalado e muitos benefícios foram alcançados.

Após a concretização do programa foram cadastrados seis bairros, Vila São Jorge, Sebastiana, Patrimônio, Santa Luzia, Fiorita e Centro. “A meta é cadastrar por completo todos os bairros até o final do ano”, relatou Valcir.

Em todos os bairros há grupos de Whatsapp que fazem com que haja uma integração entre os moradores. “A participação da comunidade em geral é intensa, ajudando e apoiando a Polícia através de informações de pessoas suspeitas. São mais de 50 grupos que promovem esta união”, contou o Comandante da Polícia Militar de Siderópolis, Everaldo Martins.

Nos grupos a PM está inclusa e também repassam informações. “Nós também realizamos a interação com os moradores e o nosso diálogo vem sendo intenso. Só temos que comemorar e agradecer as comunidades, pois o programa reduziu muito os números de furtos em nosso Município”, concluiu o Comandante.

O programa

O Programa é uma estratégia de policiamento em que uma rede é organizada entre a comunidade e o Policiamento Militar. O Programa reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem, com o objetivo de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa dos bairros.

O programa busca melhorar a relação entre a Polícia e a comunidade e aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a isenção de perigo físico das pessoas e do patrimônio.

Colaboração: Jatene Macedo

Notícias Relacionadas

Vereadores aprovam proibição de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em Lauro Müller

Também foi aprovado Requerimento para que a prefeita compareça à Casa Legislativa para esclarecer sobre problemas de abastecimento de água no Guatá.

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Lei aprovada em Imbituba irá oficializar o programa que beneficia idosos

O Diretor Municipal de Esportes de Imbituba, Norton Evaldt, defendeu, nos últimos dias, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei que torna oficial o programa “Comunidade Ativa”.