Sem Categoria

Cidade de Santa Catarina deve se tornar a Capital Nacional da Imigração Italiana

Projeto de Lei apresentado pelo deputado Peninha reparará erro histórico. Título foi concedido, no mês de janeiro, para o município de Santa Teresa - ES.

Vista da Igreja Matriz de São João Batista-SC –
Fotograma/PMC

Foi em Santa Catarina que desembarcaram os primeiros imigrantes italianos, ao chegarem no Brasil. No entanto, de forma equivocada, um município do Espírito Santo recebeu o título de pioneiro na colonização por trentinos. Com o intuito de reparar esse erro histórico, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC) apresentou na Câmara dos Deputados, em Brasília, um Projeto de Lei que confere o título de Capital Nacional da Imigração Italiana à cidade de São João Batista.

O município catarinense reclama o título que foi concedido, no mês de janeiro, para o município de Santa Teresa – ES, por meio da lei 13.617/2018. A Província de Trento, na Itália, chegou a manifestar contrariedade à decisão, alegando que a cidade capixaba não teria condições de receber a nomeação. “A argumentação da cidade de São João Batista é fundamentada em fatos históricos, que tem respaldo de vários circolos trentinos com sede em Santa Catarina. Eu tenho cidadania italiana e conheço as origens deste povo. Fui procurado pela comunidade batistense e atendi prontamente ao apelo”, explica Peninha.

São João Batista se ampara, sobretudo, nas pesquisas do historiador brusquense Paulo Vendelino Kons, que relata a chegada de 132 imigrantes no ano de 1836. O grupo teria se instalado às margens do Rio Tijucas, onde fundaram a colônia de Nova Itália. “Para nós, não se trata de mero bairrismo ou disputa, é apenas uma correção histórica importante e que precisa ser feita. Principalmente para manter a veracidade dos fatos e do contexto sobre a chegada dos primeiros italianos no país”, destaca Daniel Cândido, prefeito batistense.

Colaboração: Rafael Pizenti – Jornalista

Notícias Relacionadas

São Ludgero realiza eventos para cidadãos conhecerem os serviços e benefícios sociais disponibilizados na cidade

Os eventos explanarão sobre os direitos sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Município de Armazém terá de assumir administração dos caóticos cemitérios da cidade

A decisão de comarca local foi confirmada pela 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Saúde de Jacinto Machado alerta para que viajantes passem por triagem ao retornar à cidade

Com dois casos de coronavírus confirmados, ambos em pessoas que viajaram para fora do município, a iniciativa visa conter a proliferação do vírus e também dar segurança ao viajante que retorna para sua família.

Prefeitura de Jacinto Machado realiza barreiras sanitárias nas entradas da cidade em combate ao coronavírus

A ação faz parte das medidas preventivas adotadas pela Administração Municipal para combater a proliferação do coronavírus.