Geral

Rio Tubarão: ainda é possível despoluir

Foto: Divulgação

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22), o professor da Unisul Jonathan Alexsander Bork, doutor em Engenharia Química, diz que o Rio Tubarão pode sim ser totalmente despoluído. “E isto não é uma utopia. É realidade”, garante.

O rio que corta a cidade e é um dos maiores cartões postais, cujas águas azuis deram a Tubarão o título de Cidade Azul, hoje recebe rejeitos suínos do Vale do Braço do Norte e também os rejeitos do extrativismo mineral, além de muitas conexões irregulares de imóveis situados às suas margens, segundo Jonathan.

“Mas ele tem uma vantagem, que é a possibilidade de ter autodepuração, tanto pelo lado dos rejeitos suínos quanto do extrativismo mineral”, comenta. De acordo com o professor, o rio tem condições totais de ser despoluído, desde sua cabeceira até o complexo lagunar.

“Questões como o desassoreamento, investimentos para a transferência destas redes irregulares para uma estação de tratamento e ainda a parceria com órgãos internacionais, que possuem recursos para investimentos em outros países, são algumas das ações que podem ser feitas”, pontua.

Água que chega às torneiras é de qualidade

O professor doutor Jonathan Alexsander Bork ministrará uma palestra hoje, às 14h30, sobre “A água que nós bebemos: aspectos físicos, químicos e biológicos”, no Bloco D da Unisul.

De acordo com Jonathan, a água que chega até as torneiras dos tubaronenses tem todas as qualidades necessárias para o consumo. “Tanto que só bebo água da torneira”, garante.

Todo o trabalho realizado, desde a captação ao tratamento, com controle de qualidade, até a destinação final, que são os consumidores, está dentro dos padrões de qualidade. Mas o professor afirma que sempre aborda em seus assuntos a questão da sensibilidade do ecossistema do rio Tubarão, e o quanto é necessária a conscientização dos moradores.

“O rio hoje recebe uma alta carga de poluentes, que pode ser evitada com ações preventivas e de conscientização. Mesmo assim, o tratamento que a água recebe nas estações de tratamento dá a ela a qualidade comprovada para o consumo”, revela.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra