Em viagem aos Estados Unidos, pesquisadores da Satc firmaram acordo de cooperação com Universidade
Um acordo de cooperação com a Universidade de West Virgínia (WVU) vai viabilizar um curso de simulação ao Centro Tecnológico da Satc. Em viagem aos Estados Unidos os pesquisadores Thiago Fernandes de Aquino e Flávio Bianchi acordaram com a universidade norte-americana a vinda de dois professores a Criciúma, onde ministrarão, no começo de junho, um curso de simulação para os pesquisadores do Centro Tecnológico e professores do curso de Engenharia Química da Faculdade Satc.
Os pesquisadores, juntamente com representantes da empresa contratada para a construção, estiveram no Adsorption Research, Inc. (ARI), um laboratório de testes e análises focado exclusivamente na ciência e tecnologia da adsorção (tecnologia que será usada na planta piloto brasileira, para capturar o carbono).
“A viagem foi muito promissora, conseguimos avançar com as discussões que darão suporte as nossas atividades no Brasil. A empresa que irá montar a planta piloto participou das reuniões e já deve iniciar a produção do equipamento. Os testes começam em julho, em escala piloto”, afirma o pesquisador e professor do curso de Engenharia Química, Thiago Aquino.
Além do curso, o acordo junto à WVU viabilizará uma série de atividades, como projetos de P&D, intercâmbio entre professores, pesquisadores e alunos das duas instituições. Os pesquisadores ainda discutiram com o National Energy Technology Laboratory (NETL) – Laboratório Nacional de Tecnologia Energética dos EUA, os progressos dos projetos que já são desenvolvidos junto à Satc, como a pesquisa de Captura de CO2, além de planos de parcerias futuras.
Colaboração: Assessoria de Imprensa da Satc