Desta vez, os beneficiados com o projeto são integrantes do ESF Nossa Senhora Aparecida de Pindotiba. O kit conta com camiseta e boné do projeto.
A prática de exercícios físicos além de ser uma recomendação da Organização Mundial de Saúde – OMS proporciona benefícios a saúde das pessoas de todas as idades. Os resultados são gigantescos, com destaque para melhor capacidade cardiorrespiratória, muscular, resistência dos ossos, evita o surgimento de depressão entre outros problemas de saúde.
Na manhã dessa sexta-feira (16), a Secretaria de Saúde através da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família -NASF, realizaram a entrega de mais um kit contendo camiseta e boné para os integrantes do projeto “Movimente-se” da unidade Nossa Senhora Aparecida de Pindotiba.
De acordo com a professora de Educação Física e responsável pelo grupo, Giseli Pizoni, o projeto vem atraindo significadamente os moradores. Atualmente cerca de 15 integrantes com idade a partir de 45 anos, participam todas as sexta-feiras das atividades físicas com alongamentos, caminhadas e integração. “A finalidade do projeto “Movimente-se” é justamente evitar o sedentarismo e promover a integração dos participantes. Eles desenvolvem o contato físico, participam de atividades coletivas passando a ter uma condição de vida mais estimulante”, enalteceu Giseli.
Dona Maria de Lourdes é uma das primeiras integrantes do grupo. Ela conta que antigamente sentia fortes dores de câimbra e na panturrilha depois que passou a praticar exercícios físicos sutilmente elas desapareceram. “Eu me sinto bem, gosto de participar do grupo. Aqui eu encontro os amigos, tenho uma ocupação e cuido da minha saúde. Muitas dores que sentia, hoje não sinto mais. A gente conversa com os colegas, se diverte. O grupo nos ajuda muito”, contente disse a aposenta de 70 anos.
A secretária municipal de saúde Luana Debiasi, participou da entrega dos kits. Para ela, o projeto “Movimente-se” serve para evitar doenças degenerativas. Luana conta ainda que, das oito ESF’s em funcionamento no município sete contem grupos de caminhada.
Os interessados podem se dirigir até a unidade que pertencem, obter mais informações e participar do projeto gratuitamente.
Colaboração: Edivaldo Lubavem – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Orleans