Geral

Vendaval destrói lavouras em Lauro Müller; VEJA VÍDEO

Quase 50 hectares de área plantada com milho foram destruídos em propriedades das comunidades de Rio do Rastro e Rio Capivaras Alto.

Foto: André Tártare/Sul In Foco

Duas comunidades do interior de Lauro Müller foram atingidas por um vendaval na manhã e tarde desta quinta-feira (15). O evento climalítico foi motivado pela entrada de uma frente fria no Estado. A previsão era de chuva em pontos isolados com rajadas de ventos próximas dos 70km/h. Lavouras de milho foram destruídas nas comunidades de Rio do Rastro e Rio Capivaras Alto (veja vídeo ao fim da matéria).

[soliloquy id="265269"]

Segundo o agricultor André Tártare, pelo menos 20 hectares de área plantada com milho foram destruídos de sua propriedade. “Foi muito forte. As rajadas permaneceram entre 10h e 15h. toda a plantação praticamente foi perdida, resultando no prejuízo aproximado de R$ 20 mil, no mínimo. Vamos ver se conseguimos recuperar algo com o seguro”, lamenta o produtor.

Ainda na mesma região, pelo menos outros dois proprietários tiveram perdas em suas colheitas. “Uns 18 hectares de um vizinho, mais cinco do outro. O meu ainda estava no momento da colheita e estava seco. O deles, ainda faltava uns 30 dias para colher. Com o milho no chão, a perda é certa”, comenta Tártare.

Não há informações sobre prejuízos em outras comunidades ou cidades até o momento. Em Criciúma, diversos bairros ficaram sem energia.

Veja vídeo da lavoura destruída

 

 

Notícias Relacionadas

Jovem é eletrocutado ao descarregar ração de caminhão

Ele trabalhava descarregando ração em um aviário quando levou uma forte descarga elétrica e não resistiu. Todo o caminhão recebeu a descarga elétrica.

Defesa Civil alerta para chance de temporais, granizo, vendaval e maré alta em SC no fim de semana

Entre domingo e segunda, ondas podem chegar aos 4 metros.

Ao menos 600 casas são destelhadas por temporal e Papanduva decreta emergência

De acordo com a Defesa Civil do município, 20 famílias foram retiradas de casa e levadas para residências de parentes, outras cinco precisaram de atendimento médico.

Milho, alho e cebola são as culturas mais atingidas pela estiagem em SC

Chuvas nos próximos dias deve aliviar a situação.