Quase 50 hectares de área plantada com milho foram destruídos em propriedades das comunidades de Rio do Rastro e Rio Capivaras Alto.
Duas comunidades do interior de Lauro Müller foram atingidas por um vendaval na manhã e tarde desta quinta-feira (15). O evento climalítico foi motivado pela entrada de uma frente fria no Estado. A previsão era de chuva em pontos isolados com rajadas de ventos próximas dos 70km/h. Lavouras de milho foram destruídas nas comunidades de Rio do Rastro e Rio Capivaras Alto (veja vídeo ao fim da matéria).
[soliloquy id="265269"]
Segundo o agricultor André Tártare, pelo menos 20 hectares de área plantada com milho foram destruídos de sua propriedade. “Foi muito forte. As rajadas permaneceram entre 10h e 15h. toda a plantação praticamente foi perdida, resultando no prejuízo aproximado de R$ 20 mil, no mínimo. Vamos ver se conseguimos recuperar algo com o seguro”, lamenta o produtor.
Ainda na mesma região, pelo menos outros dois proprietários tiveram perdas em suas colheitas. “Uns 18 hectares de um vizinho, mais cinco do outro. O meu ainda estava no momento da colheita e estava seco. O deles, ainda faltava uns 30 dias para colher. Com o milho no chão, a perda é certa”, comenta Tártare.
Não há informações sobre prejuízos em outras comunidades ou cidades até o momento. Em Criciúma, diversos bairros ficaram sem energia.
Veja vídeo da lavoura destruída