O parque será entregue no dia 1º de setembro, mesmo dia em que será realizado o Desfile Cívico do Distrito do Rio Maina, na Semana da Pátria de Criciúma.
Uma das obras mais esperadas da Administração Municipal já tem data para a inauguração. O Parque do Imigrante será entregue no dia 1º de setembro, mesmo dia em que será realizado o Desfile Cívico do Distrito do Rio Maina, na abertura da Semana da Pátria de Criciúma.
A obra foi retomada em junho de 2017 e já está 60% concluída. O projeto prevê diversas opções de lazer: pista de caminhada, ciclovia, quadra poliesportiva, parque infantil e ainda a construção de cancha de bocha e de uma tafona, equipamento tradicional onde é fabricada a farinha de mandioca. A tafona e o palco, que terá cobertura em formato de um chapéu, ainda estão em fase de projeto e serão inaugurados no dia 15 de novembro, quando é comemorada a Colonização do Rio Maina.
Conforme a engenheira responsável pela fiscalização da obra, Joice de Medeiros Gerônimo, a ideia de cobrir o palco com o formato de um chapéu é para homenagear o imigrante. “A quadra poliesportiva está concluída. A pista de caminhada está 70% executada. Ainda estamos trabalhando nos sanitários, iniciamos o cercamento, terraplanagem e plantio de algumas árvores no local. As obras do parque infantil, academia ao ar livre e ciclovia iniciarão em breve”, adianta a engenheira.
O Parque do Imigrante mede 61 mil metros quadrados, e a obra está avaliada em R$ 3.649.335,40 com recursos vindos do Governo do Estado. A construção da cancha de bocha será através do Governo Federal. Já a tafona receberá recursos vindos da Administração Municipal e parcerias. “Essa é uma obra muito esperada por todos nós. Após a conclusão, ela proporcionará aos criciumenses um espaço de lazer, esporte e cultura”, comemora a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.
Texto: Ana de Mattia – Decom Prefeitura de Criciúma