Uma situação que perdura há um ano e oito meses, desde junho de 2016, está prestes a ser solucionada. Trata-se do plantão 24 horas do Corpo de Bombeiros de Morro da Fumaça, que será retomado a partir de hoje. A solenidade de oficialização do retorno ocorreu nesta manhã (9), na sede do quartel.
Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Morro da Fumaça, sargento Renato Bonelli Bitencourt, até então o atendimento acontecia diariamente, apenas das 8h às 20h, por conta da falta de efetivo da corporação. “Fora desse horário, se fosse registrada alguma ocorrência, como um incêndio ou mesmo um acidente no município, os bombeiros vizinhos que eram chamados, de Urussanga, Içara e Criciúma. Com isso, o tempo de resposta acabava sendo mais lento”, argumenta.
A partir de agora, o atendimento volta a ser durante 24 horas por dia, realizado por três equipes de bombeiros militares, divididos em escalas de 24 por 48 horas. “A reabertura foi possibilitada com apoio da Administração Municipal, que disponibilizou e irá arcar com os custos salariais de dois agentes de proteção e defesa civil, que também possuem formação como bombeiros comunitários. Esses profissionais irão auxiliar os trabalhos desempenhados pelos oito bombeiros militares existentes na equipe”, completa o comandante.
Com isso, de acordo com o sargento Bonelli, a comunidade pode ficar mais tranquila e aliviada. “As pessoas cobravam bastante a falta do plantão, porque os bombeiros demoravam mais para chegar quando era necessário. Agora, com o retorno à normalidade, o próprio quartel de Morro da Fumará terá condições de diminuir o tempo de resposta nesses atendimentos”, garante.
Novo quartel
Além da retomada do plantão, outro avanço para a corporação de Morro da Fumaça será a nova estrutura do quartel, cuja construção está prestes a ser iniciada. O projeto está pronto e o processo licitatório para construção da primeira etapa já foi aberto. Segundo o comandante, na próxima semana, mais especificamente no dia 15 de março, deverá ser conhecida a construtora que venceu a licitação e será responsável pela obra.
“Como a gente não dispõe de todos os recursos necessários, vamos fazer em etapas. Primeiro construir a fundação, levantar e cobrir. Depois faremos o fechamento e contra piso e, por último, os acabamentos, como reboco, pintura e as devidas instalações. Assim, quando estiver próximo de ser finalizado, já poderemos começar a mudar as coisas”, explica Bonelli.
O novo quartel ficará localizado no Bairro Barracão, às margens da Rodovia SC-443. “Importante ressaltar que o que está possibilitando a obra é um convênio celebrado entre o município e o Corpo de Bombeiros. Os recursos são arrecadados por meio das taxas que cobramos para análises de projetos e vistorias, e foram todos obtidos pelos bombeiros de Morro da Fumaça”, afirma o sargento.
Para a primeira etapa serão utilizados em torno de R$ 220, com objetivo de iniciar a construção da estrutura de 450 metros quadrados. “O importante é que, por ser uma sede própria, vamos poder investir em uma série de melhorias. Aos poucos, vamos adequando o pavilhão de acordo com as nossas necessidades”, finaliza Bonelli.
Com informações do site Clicatribuna