Uma ameaça silenciosa está escondida em um ato bastante comum de nossas vidas: jogar remédios fora. Seja atirando-os no lixo ou despejando-os no vaso sanitário, a verdade é que descartar remédios é mais comum do que se pensa. As duas ações geram as mesmas consequências: contaminação do solo e das águas, o que só traz risco para a saúde dos animais e das pessoas.
Em Orleans, o problema vem crescendo e tem preocupado a Administração Municipal. Diversas frascos, cartelas de comprimidos e entre outros medicamentos foram encontrados no lixo do banheiro público localizado na Praça Celso Ramos.
De acordo com a zeladora e monitora pelo local, Maria de Fátima Costa, esta é a terceira vez que remédios são encontrados nas lixeiras dos banheiros. Segundo ela, os medicamentos são para sintomas de pressão arterial, asma e coração e possuem prazo de validade até o ano de 2019.
“Pedimos o compromisso da população no cuidado com os remédios, pois muitos deles custam caro e poderiam ser utilizados por outras pessoas que realmente necessitam. Os remédios devem ser descartados em locais apropriados, não em lixeiras e vasos sanitários”, afirmou.
Na Farmácia Solidária de Orleans, localizada ao lado da Fundação Hospitalar Santa Otília – FHSO, é possível realizar a entrega de medicamentos, tanto dentro quanto fora do prazo de validade, para que seja dado o destino correto, sem comprometer a saúde ambiental e humana.
Colaboração: Edivaldo Lubavem / Comunicação Prefeitura de Orleans