Integrar municípios, instituições, governo e setor privado para o fomento e a promoção do desenvolvimento sustentável das regiões e localidades envolvidas do Planalto Serrano ao Litoral.
Este é o objetivo do Roteiro Turístico Serramar, idealizado pela Acit (Associação Empresarial de Tubarão) em parceria com a Adram (Agência Brasileira de Desenvolvimento Regional), que busca a construção de uma rota turística que una os dois principais atrativos naturais do Estado de Santa Catarina: a neve e o frio da Serra catarinense com as praias do litoral.
A proposta envolve ainda em seu percurso as festas regionais das culturas imigratórias de origem alemã, italiana e açoriana, incluindo também atrativos naturais e culturais permeados por um vínculo histórico que abarca desde a colonização portuguesa às guerras da independência.
A concepção da proposta se sustenta na visão de gestão de governança, ou seja, implementação de ações pautadas na cooperação e no estímulo às parcerias que buscam agregar energias para mobilizar a sociedade, por melhores condições de vida e de convívio social, com respeito ao ambiente e à sustentabilidade. Esta visão já vem sendo trabalhada pelas associações de municípios envolvidas.
“Esta é uma proposta de consolidação da integração das regiões turísticas Encantos do Sul e Serra catarinense, através da construção de um roteiro com uma identidade própria: O Roteiro Serramar”, afirma o presidente da Acit e entusiasta do projeto, Murilo Bortoluzzi.
Associações engajadas
O espaço geográfico do Serramar congrega as Associações de Municípios da Região Carbonífera (Amrec), da região de Laguna (Amurel) e da Região Serrana (Amures). Estas associações estão delegando a competência pela implantação e gestão deste projeto, através do proponente Adram, que deverá executar a proposta com parceiros locais (Conselho Regional de Turismo “Encantos do Sul” e “Caminho dos Cânions”). Isso inclui os serviços de consultoria para avaliações da viabilidade técnica, econômica e social do projeto, estudo dos impactos ambientais e sociais, assim como um plano estratégico de execução.
Com informações do Jornal Diário do Sul