O sol aparece com algumas nuvens no Oeste, Meio-Oeste e Litoral nesta terça-feira (27), com condições de pancadas isoladas de chuva e risco de temporais isolados na maioria das regiões no decorrer da tarde e noite. Os temporais podem vir acompanhados de vento acima de 60 km/h. As chuvas, mesmo de curta duração, podem ser de forte intensidade, acumulando pontuais de 30mm a 60mm em uma hora.
Alguns pontos de nevoeiros ocorrem entre o Planalto Sul, Oeste e Litoral. O céu fica mais encoberto e há variação de nebulosidade sobre o Planalto Norte e Extremo Litoral Sul. A temperatura estará alta em todo o Estado, com máximas de 35ºC no Extremo-Oeste, 33ºC no Litoral Sul e 31ºC no Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Há sensação de ar abafado em todo o estado.
A meteorologista do Ciram/Epagri, Laura Rodrigues, explica que os temporais trazem rajadas fortes de vento e granizo em áreas isoladas de Santa Catarina. “Essas pancadas ocorrem por causa do calor e de temperaturas elevadas, com máximas acima de 30ºC. Outro fator é a umidade elevada em todo o Estado”, explica.
Segunda-feira
Essa segunda-feira (26) foi marcada por temporais isolados (chuva rápida intensa, raios, vendaval) e queda de granizo em pontos localizados no Estado, especialmente no Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Litoral Sul de Santa Catarina. Municípios de Rio do Sul, Petrolândia, Agronômica, Bom Jardim da Serra e Nova Veneza registraram ocorrências de algamentos devido a chuvas intensas, vendaval e granizo.
No intervalo de uma hora (entre 20h e 21h), choveu 71mm em Rio do Sul, registrando 85mm até o final da noite e provocando alagamentos no município.
Segundo levantamento do Cemaden e Epagri/Ciram, os maiores registros de chuva decorrentes de temporais foram registrados em:
Rio do Sul – 85mm
Braço do Norte – 66mm
Presidente Getúlio – 43mm
Bocaina do Sul – 43mm
Atalanta – 40mm
Mirim Doce – 38mm,
Nova Veneza – 34mm
Colaboração: Rafael Vieira de Araújo / Secretaria de Estado de Comunicação