Com 14,3 mil associados, hoje atende Cocal do Sul, Urussanga, Pedras Grandes, Lauro Müller, Orleans, Treviso, Siderópolis, Morro da Fumaça e Criciúma
A instalação de um dínamo em uma queda d’agua para fornecer energia elétrica a Cocal do Sul em 1930, ideia do empreendedor Aldo Peruchi, deu início à história de sucesso que hoje completa 54 anos.
As instalações foram vendidas pouco tempo depois aos próprios donos do terreno, Luiz e Paulo Cechinel, que continuaram o trabalho até 1953. Neste ano, uma nova fase foi marcada com a construção de uma rede de alta tensão, obra da Cerâmica Cocal, que ia de Cocal do Sul à subestação da Cia. Carbonífera Próspera, em Criciúma. A comunidade passou a usufruir da distribuição de energia elétrica da rede até 1959, quando as atividades da cerâmica foram paralisadas.
Neste período, Venícius Búrigo foi o responsável por intermediar o relacionamento entre a Celesc e os consumidores, efetuando a cobrança das contas e fazendo o pagamento à estatal, até que em 1960 a cerâmica voltou a funcionar e assumiu novamente o fornecimento de energia.
O sonho do cooperativismo
Mesmo com a revolução militar que acontecia e a fragilidade das instituições governamentais que fizeram daquele ano tempos difíceis para o país, o cooperativismo, sonho de muitos agricultores, tornou-se realidade no dia 02 de março de 1964 com a criação da Cooperativa de Eletrificação Rural de Cocal do Sul (Cercocal).
Surgia ali a meta de melhorar a qualidade da vida do homem do campo, preocupação da cooperativa até hoje. Em 1985 o nome foi alterado para Cooperativa Mista Cocal do Sul e atualmente tem como razão social Cooperativa Energética Cocal (Coopercocal).
Através dos princípios do cooperativismo, valorizando as pessoas, estimulando a cooperação e trabalhando com excelência e sustentabilidade a Coopercocal comemora com êxito seu aniversário.
Com 14.300 associados, atende o município de Cocal do Sul e parte dos municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Lauro Muller, Orleans, Treviso, Siderópolis, Morro da Fumaça e Criciúma e através do ramo de infraestrutura, contribui com o desenvolvimento social e econômico da região.
Para o presidente Altair Lorival de Melo, são muitas as conquistas a serem comemoradas ao longo desses anos. “Em primeiro lugar parabenizo a Coopercocal, por esta trajetória e evolução e a todos que ajudaram e ajudam no seu desenvolvimento. Parabenizo também aos associados e consumidores que motivam toda essa estrutura e a fazem prosperar há 54 anos. Agradecemos a todos que fazem parte dos nossos projetos e temos a certeza de que continuaremos trabalhando para o crescimento de nossa cooperativa”, comemora o presidente.
Colaboração: Danylla Zanette – Comunicação e Marketing da Coopercocal