Uma grande queda de granizo atingiu a área central e interior de Nova Veneza, no fim da tarde desta segunda-feira (26). Os danos se concentraram principalmente nas lavouras de arroz.
Foram aproximadamente 15 minutos de muita chuva e queda de granizo de tamanho considerável. Apesar do fenômeno ter sido registrado em vários bairros de Nova Veneza, as comunidades de São Francisco e São Bento Alto, foram as mais atingidas.
Em São Bento Alto, algumas casas tiveram o telhado danificado, além disso, lavouras de milho e principalmente de arroz, foram atingidas, justamente no período final da colheita do cereal. No Centro, a enxurrada alagou alguns pontos da cidade.
“É triste mas a parte mais atingida das lavouras de arroz, foram na região da encosta da serra, onde por questões climáticas o plantio e colheita são feitos mais tarde. Acredito que ainda faltava colher 30% nessa região,” estimou o engenheiro agrônomo, Altanir Amboni, da Amboni Projetos Agropecuários.
“Somente em uma lavoura, numa área de aproximadamente 40ha, com colheita estimada de 6.500 sacas. Uma perda quase que total, e com preço muito baixo de mercado. Um prejuízo de mais de R$ 200 mil. Muito triste! Faltando poucos dias para finalizar o trabalho”, finalizou Amboni.
A Prefeitura, juntamente com a Epagri, estará fazendo, durante esta terça-feira, um levantamento total dos prejuízos causados pelo granizo.
Com informações de Willians Biehl / Portal Veneza
Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Imagens: Everson Cândido Silveira