A Administração Municipal de Braço do Norte enviou à Câmara de Vereadores, na tarde desta segunda-feira (26), um projeto que beneficiará as famílias que residem nas áreas rurais de Braço do Norte.
O projeto visa recolher a Cosip de apenas uma unidade consumidora (medidor/relógio) por propriedade. “A nova lei vai proporcionar que consumidor ou contribuinte rural, que possua mais de uma unidade consumidora na mesma propriedade, pague apenas uma contribuição”, comentou o prefeito Beto Kuerten Marcelino.
Segundo ele, a medida é uma reivindicação antiga da classe rural, representada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pelo Sindicato Rural. “Hoje, se o produtor rural tiver três medidores em sua propriedade, por exemplo, um para a casa, um para a granja e outro para o açude, paga três vezes a contribuição de iluminação pública”, explica.
Para esclarecer sobre o projeto, Beto realizou uma reunião na tarde desta segunda-feira, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adriano Schuroeff e Moacir Della Giustina, o suplente de vereador Edelcio Schuelter Boeing, o Deco, que também trabalha para que a situação seja resolvida, e os vereadores Celso Onei da Silva Martins, Jacinto Perin, Rafael Marcelino Borgert e Roberto Kindermann.
A presidente da Câmara, Soraya Michels Richter, garantiu que o projeto seria colocado na pauta da Câmara na sessão dessa segunda-feira.
Beto lembrou ainda que o projeto só foi possível com a colaboração da Cerbranorte e, também, da Procuradoria Jurídica do município.
Colaboração: Suham Dellatorre / Comunicação Prefeitura de Braço do Norte