Geral

Programa A União Faz a Vida: uma construção de todos

Há 23 anos, o Sicredi mobiliza comunidades para contribuir com a formação cooperativa e cidadã de crianças e adolescentes por meio do Programa A União Faz a Vida - PUFV.

Uma das expedições investigativas realizadas pelos alunos participantes do Programa em 2017, na Mina Modelo Octávio Fontana, em Criciúma.

Um breve olhar à trajetória humana destaca inúmeros episódios em que a competição preponderou. Em sociedades primitivas, brigava-se pela sobrevivência. A luta era por segurança e alimentação. Junto a avanços, socioeconômicos e culturais, outros conflitos surgiram e testemunhamos, até hoje, embates de difícil compreensão. A ciência moderna, contudo, aponta uma valiosa hipótese: a cooperação estaria no DNA do homo sapiens. Entre as características da nossa espécie, diante das antecessoras, prevaleceria a capacidade de trabalhar na coletividade.

Em tempos de preconceitos e crimes de ódio alardeados nos noticiários, é preciso resgatar a essência que nos faz humanos. Por isso, há 23 anos, o Sicredi mobiliza comunidades para contribuir com a formação cooperativa e cidadã de crianças e adolescentes por meio do Programa A União Faz a Vida (PUFV). A união entre Município de Criciúma e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) permite, em nosso segundo ano de iniciativa na região, ampliar o alcance. Em 2018 serão, aproximadamente, 180 crianças da Escola Padre Paulo Petruzzellis – Bairro da Juventude contempladas com um jeito diferente de aprender.

A partir de uma sequência de práticas, fundamentada na metodologia de projetos, os educandos se tornam protagonistas da aprendizagem. Esse processo parte do conteúdo previsto no currículo e a direção é dada pelos próprios alunos. Uma das turmas-piloto, ao estudar o Tratado de Tordesilhas, analisou, inicialmente, os acordos que conduzem a vida em sociedade. Palestra, pesquisas e muito diálogo fizeram parte das aulas.

Os limites da sala também foram rompidos, em uma expedição investigativa no município de Laguna. Enquanto alguns educandos construíam a aprendizagem com entrevistas, outros complementavam com registros fotográficos. E o resultado não poderia ser diferente. Quando o aprendizado faz sentido, os estudantes se engajam, participam efetivamente. A capacidade de se colocar no lugar do outro e a valorização das contribuições individuais em prol da aprendizagem também se intensificam.

Neste período letivo que se inicia, somam-se às crianças do Bairro mais de 229 mil participantes do Programa A União Faz a Vida pelo Brasil. A caminhada para transformar demandas sociais em vivências é longa e contínua. E a cooperação é o único caminho que garantirá o êxito. Sigamos, juntos.

Com informações de Daniela Soares / Assessora de Programas Sociais e Relacionamento da Sicredi Sul SC

 

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Inscrições abertas para os cursos do Bairro da Juventude

“Qual Vai Ser?” mobiliza jovens para a reflexão sobre escolhas

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas