O efetivo canino do Canil Setorial da Guarnição Especial de Braço do Norte – GEBN participou de um treinamento especializado de busca e captura nas imediações do Clube dos 13, em Grão-Pará. Os cães Baruk, Mike e Maia foram conduzidos pelo 1º tenente Daniel Tomazelli, pelo soldado Mauro Eduardo Rodrigues e pelo soldado Aloisio Coelho Cechinel, respectivamente, na sexta-feira (23).
O objetivo do treinamento é fazer com que os cães estejam aptos a atuar em diversos ambientes e situações, buscando capacitar o empenho de suas funções nessas circunstâncias. Os cães especializados nessa modalidade são capazes de descer desfiladeiros com seus treinadores, localizar uma pessoa por vários quilômetros, transpor cursos de água, além de outros obstáculos, tudo com a finalidade de encontrar a pessoa que cometeu o crime.
A busca e captura pode seguir por vários dias, desde que os agentes ainda estejam no mato, podendo ser interrompida e retomada em outro local, caso os agentes fujam em veículo. O auxílio do cão no trabalho policial é extremamente eficaz, pois funciona como um meio de emprego de força de menor potencial ofensivo, proporcionando um excelente mecanismo de defesa na atuação do dia a dia operacional.
Com informações do Jornal Diário do Sul