Quatro especialistas alemães palestraram na tarde desta quinta-feira na sede da Acic.
Lideranças empresariais e profissionais da área de gestão de resíduos de Criciúma e região reuniram-se na sede da Associação Empresarial de Criciúma – Acic para o Seminário Internacional de Gestão de Resíduos Sólidos, organizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc e pelos Centros de Profissionalização das Associações Empresariais da Baviera – BFZ, na Alemanha.
Os participantes foram recepcionados pelo presidente da Acic, Moacir Dagostin, e pelo o vice-presidente da Facisc para a regional Extremo Sul, Filipe Pavei, que destacaram a importância do tema para a cidade e para o Estado. No encontro, os quatro especialistas alemães dos setores público e privado da Baviera no campo da Gestão de Resíduos apresentaram as soluções alemãs desenvolvidas para a gestão dos resíduos sólidos.
“Hoje, o resíduo é relativamente um problema, mas pode ser revertido em negócio, em oportunidades. Na Alemanha cerca de 500 mil vagas de trabalho são geradas na área de gestão de resíduos e a Política de Resíduos promove a corresponsabilidade dos produtores de embalagem e a sensibilização dos cidadãos para minimizar os resíduos”, destacou o diretor executivo da BFZ, Martin Wahl, responsável pela missão.
Os participantes conheceram algumas iniciativas do estado da Baviera, onde a taxa de reciclagem é de 82%, para minimização de resíduos, como por exemplo, a assessoria para educação ambiental, o portal de troca e doações, recipientes com chip para controle de uso e cobrança diferenciada para lixo separado e lixo misto.
Os alemães também expuseram a Política de Resíduos do país e como é o processo de separação do lixo, hoje todo automatizado, e que ao fim são produzidos materiais plásticos utilizados em diversas aplicações na agricultura, construção rodoviária, hipismo e na proteção de encostas.
A presidente da Fundação de Meio Ambiente de Criciúma – Famcri, Anequéssellen Bitencourt Fortunato, também apresentou durante o evento o sistema de gestão de resíduos da cidade.
Além de Criciúma, as cidades de Florianópolis, Joinville, e Rolante no Rio Grande do Sul receberam o seminário nesta semana.
A ação contou com o apoio do governo da Baviera e da União Europeia, por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo – CAINCO, Santa Cruz, na Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.
Colaboração: Deize Felisberto / Comunicação Acic