iPhones levados durante o furto a uma loja de um shopping de Tubarão, no dia 7 de janeiro, foram recuperados no Rio Grande do Sul, nessa quinta-feira (8). Durante operação, também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.
A operação foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Central de Plantão Policial – CPP de Tubarão, com apoio da Divisão de Furtos e Roubos da Comarca de São Leopoldo/RS. As diligências tiveram origem no inquérito policial instaurado para apurar a prática do crime de furto. Neste crime, os investigados subtraíram aproximadamente 20 iPhones de diversos modelos.
Na residência do investigado preso, no município de São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, os policiais encontraram um torrão de maconha pesando em torno de 700 gramas, anotações que denotam o tráfico de drogas e um controle utilizado para bloquear alarmes/travas elétricas de automóveis, equipamento comumente utilizado para furtos de veículos. Assim, além da prisão preventiva, o investigado também foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Dando continuidade às diligências, os policiais civis de Tubarão deslocaram-se aos Municípios de Canoas e Porto Alegre, locais em que identificaram duas pessoas que estavam na posse dos iPhones furtados no shopping de Tubarão. Diante desse contexto identificou-se o estabelecimento comercial que estava revendendo os aparelhos furtados.
Ao chegarem ao local, que fica no Centro de Porto Alegre, a equipe de investigação imediatamente identificou outros três iPhones que estavam expostos à venda – todos oriundos do furto em Tubarão. Além disso, no estabelecimento comercial havia um bloco de “recibo de prestação de serviços”, sendo possível verificar que outros dois aparelhos furtados foram revendidos.
Desta forma, o responsável pela revenda de celulares foi preso em flagrante pela prática do crime de receptação qualificada (por exercer atividade comercial ), sendo encaminhado ao presídio central de Porto Alegre. Por fim, com apoio da DPCAMI de Joaçaba, deu-se cumprimento a outro mandado de prisão preventiva em desfavor do segundo investigado pela prática furto ocorrido na loja. Os 5 iPhones recuperados (avaliados em aproximadamente R$ 15 mil) serão devolvidos à loja vítima do furto.
As diligências investigativas continuam com o intuito de recuperar os demais aparelhos furtados.