Os 11 cursos técnicos da instituição foram agrupados em três áreas, de Elétrica, Mecânica e Design. As turmas vão desenvolver um projeto por trimestre.
Os estudantes que ingressarão no 1º ano do ensino médio da Satc terão uma oportunidade de aliar conhecimentos teóricos à prática. Dentro da proposta da escola, que atua há 58 anos formando jovens profissionais, a Satc estará ofertando a disciplina de Projeto Integrador. Duas vezes por semana, o aluno terá uma aula diferente, onde desenvolverá uma ação prática.
“O novo ensino médio vem com uma proposta que visa dar sentido ao que o estudante aprende. Como o foco da Satc é a formação técnica, vamos atuar dentro desse eixo”, ressaltou a coordenadora do ensino técnico da Satc Adriana Just Schmidt.
Os 11 cursos técnicos da instituição foram agrupados em três áreas, de Elétrica, Mecânica e Design. As turmas vão desenvolver um projeto por trimestre, passando por essas três áreas. “Nossa intenção é que eles agreguem o conteúdo de disciplinas tradicionais, como Matemática e Língua Portuguesa, aos conceitos práticos, aplicando isso em um projeto real”, ponderou a coordenadora.
Um exemplo é a proposta que será desenvolvida no núcleo de Design. O aluno do 1º ano aprenderá a fazer um aromatizador de ambientes. Para isso, unirá conceitos dos cursos técnicos de Química, trabalhando com essências, de Design de Interiores e Comunicação Visual, pensando as características de embalagem e apresentação de produto, e a propaganda virtual por meio do curso de Informática. “Os alunos estarão experimentando um pouco do que verão nos cursos técnicos. Eles vão usar laboratórios, ateliês e oficinas”, ressaltou o coordenador dos cursos técnicos de Comunicação Visual e Design de Interiores, Daniel Valentim Vieira.
Essas aulas do Projeto Integrador serão desenvolvidas dentro da grade normal do ensino médio. “Hoje, nosso aluno do 1º ano já fica uma tarde a mais na escola para complemento da carga horária. O Projeto Integrador será realizado nas manhãs, evitando que ele precise se deslocar para a escola em outro horário”, afirmou Adriana.
Colaboração: Assessoria Satc