Política

Vereador de Içara e outras nove pessoas são denunciadas por compra de votos

Caso teria ocorrido durante as eleições municipais de 2012.

Foto: Divulgação

Um vereador de Içara e outras nove pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Eleitoral no artigo 299 do Código Eleitoral, mais conhecido como “compra de votos”. O edi, o coordenador de campanha e outros dois cabos eleitorais teriam dado dinheiro ou vantagens para, ao menos, cinco eleitores, com a condição de que eles votassem no então candidato. O caso teria acontecido durante a eleição municipal de 2012.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o esquema durou cerca de cinco meses. O então candidato a vereador e o coordenador de campanha articularam um esquema de corrupção eleitoral através, principalmente, de distribuição de gasolina, pagamento de valores para aquisição de Carteira Nacional de Habilitação, agilização de atendimentos na área da saúde, distribuição de areão e pagamento de taxas para renovação de documentos de veículos.

Os dois teriam, inclusive, registrados todos os benefícios dados aos eleitores em troca dos votos, para que pudessem ter controle dos sufrágios recebidos. Eles foram denunciados por infringir as normas penais incriminadoras contidas nos artigos 299 do Código Eleitoral, em cinco oportunidades, e 288 do Código Penal (correspondente a associação criminosa).

Os cabos eleitorais também foram denunciados nos artigos 288 do Código Penal e 299 do Código Eleitoral. Já as cinco pessoas que teriam vendido o voto, foram denunciadas no artigo 299 do Código Eleitoral.

Com informações do Portal DN Sul

Notícias Relacionadas

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

MPSC acusa prefeita de Lauro Müller de fazer “verdadeira ação entre amigos”

Ação que teve liminar deferida para bloqueio de bens dos investigados alega “favorecimento intolerável” a escritório de advocacia.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.