Após seis dias de intensas buscas, foi achada, a 17 metros de profundidade, a tubulação que estava obstruída causando o alagamento de quatro casas, e dificultando o acesso de, pelo menos, outras quatro residências, na Rua Jácomo Teixeira Tasso, no bairro Trevo, em Braço do Norte.
Conforme o prefeito em exercício, Ronaldo Fornazza, os trabalhos iniciaram na última quarta-feira (24), quando choveu cerca de 70 milímetros, causando os alagamentos. “Desde quarta-feira as equipes estão trabalhando muito para achar o local e desobstruir os canos, que ficam em um terreno particular. Nós, o prefeito Beto, a Defesa Civil, Funbama e as secretaria de Infraestrutura, Planejamento Urbano e Agricultura, acompanhamos de perto todo o processo”, comentou.
De acordo com o secretário adjunto de Infraestrutura, Marcos Antônio Pereira de Souza, foi encontrada grande quantidade de lixo na tubulação. “A quantia de lixo é muito grande e isso entope os tubos, causando os alagamentos”, explica.
Nessa segunda-feira, servidores da Secretaria de Infraestrutura, coordenados pelo secretário adjunto, Marcos, da Casan e de uma empresa contratada pelo proprietário do terreno acharam o ponto exato. “Com isso, hoje foi conseguido realizar o escoamento e a água já baixou. Agora é hora da limpeza”, completou o prefeito em exercício.
De acordo com o relatório da Defesa Civil e da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, houve pontos de alagamentos nos bairros Santa Augusta, Centro, São Francisco de Assis, Trevo, Floresta, Coloninha, Bela Vista, São Basílio e Lado da União.
Uma ponte que liga o bairro Lado da União ao bairro São Cristóvão (Capitel) caiu, porém, a Secretaria de Infraestrutura concluiu os trabalhos de recuperação em 12 horas. Também no Lado da União, na Rua Expedicionário Luiz Coan, foi detectado um deslizamento de terra. Na localidade de Rio Glória e na entrada do Parque de Exposições Huberto Oenning, na Represa, houve rompimento de tubulação.
Doações
A Secretaria de Assistência Social está realizando uma campanha para arrecadar móveis e utensílios domésticos para as famílias que perderam seus pertences nas cheias. A coleta, armazenamento e distribuição são realizadas pela própria secretaria, que está localizada na Avenida Felipe Schmidt, 2596, no Centro de Braço do Norte. O telefone para contato é o (48) 3658-1214.
Os servidores municipais também se organizaram para arrecadar roupas e mantimentos. Os interessados em fazer doações podem procurar a recepção da Prefeitura, das 12h30min às 18h30min, ou no Samu, na Rua Nereu Ramos, 1510.
Colaboração: Suham Dellatorre / Comunicação Prefeitura de Braço do Norte
[soliloquy id="258904"]