Poder Executivo

Radar meteorológico Sul é transportado para Araranguá

Foto: Comunicação Secretaria de Estado da Defesa Civil

O radar meteorológico Sul segue para seu destino final. Nesta segunda-feira (29), técnicos da Defesa Civil SC vão transportar o equipamento até a base no Morro dos Conventos, em Araranguá. Apesar de ter um peso aproximado de quatro toneladas, o transporte é simples, já que o radar foi feito para ser deslocado.

Para realizar esta tarefa, a equipe usará uma camioneta F-4000. A montagem do radar está prevista para o início da tarde desta segunda. E, após os ajustes no equipamento, no mesmo dia ele já estará gerando imagens meteorológicas. O alcance é entre 100 e 150 km, ou seja, 52 municípios cobertos pelo produto. O investimento no Radar Sul (Araranguá) é de R$ 3,4 milhões. Os recursos são do Pacto por SC, financiados pelo Banco do Brasil.

A data prevista de inauguração é 22 de fevereiro deste ano. Porém, ainda será confirmada pelo governador. O radar do Sul possui o modelo Banda X e foi fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C). O radar está numa carreta reboque de 2 63 m de largura e 5,64 m de comprimento. A altura da base até o topo da radome (equipamento que protege a antena) é de 3,50 m. Em casos extremos, ele poderá ser deslocado para qualquer região do Estado.

Com os radares do Vale (Lontras), Oeste (Chapecó), Santa Catarina passa a ter 100% de cobertura meteorológica. Fato único para o Estado. O Gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, explica que as imagens produzidas pelos equipamentos dão suporte para os meteorologistas preverem as condições do tempo em curto prazo, e a Defesa Civil SC gerar os alertas.

“Seremos o único Estado do país com cobertura plena de radares meteorológicos. Isso é um marco para nós da secretaria porque possibilita mobilizar toda a estrutura de defesa civil preventivamente antes do desastre”, destaca o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Colaboração: Cleiton Ferrasso / Comunicação Secretaria de Estado da Defesa Civil

Notícias Relacionadas

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.