Geral

IPTU 2018 poderá ser acessado pela internet a partir desta sexta-feira (19), em Tubarão

Foto: Divulgação

A secretaria de Fazenda comunica aos contribuintes que os boletos do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), exercício 2018, estarão disponíveis pela internet a partir desta sexta-feira (19).

 Na ferramenta, disponível no site da prefeitura (ou aqui), o cidadão poderá acessar o boleto da parcela única, ou ainda os boletos do parcelamento do imposto, caso opte por esta modalidade de pagamento.

 É importante ressaltar que nem todos conseguirão acessar o IPTU on-line. Dos 47 mil contribuintes ativos, aproximadamente sete mil receberão uma mensagem do sistema de “cadastro incompleto”, ao tentar acessá-lo. Isto ocorrerá em virtude da falta de algum dado, como o CPF, ou o número do imóvel, ou bairro e CEP equivocados, dentre outros. Neste caso, o contribuinte deve ir à Central do Cidadão para realizar a atualização do cadastro.

ENTREGA 

Nesta semana, os carnês do IPTU começaram a ser entregues pelos Correios aos contribuintes. Os que estão em dia com o tributo receberão um bônus adimplência de 10% de valor total do imposto, somados ao seguinte cronograma:

  • 1a Cota Única – Vencimento em 09/02/18 – 20% de desconto
  • 2a Cota Única – Vencimento em 12/03/18 – 15% de desconto
  • 3a Cota Única – Vencimento em 10/04/18 – 10% de desconto

O IPTU/2018 pode ainda ser dividido em até 10 vezes, com o vencimento da primeira parcela no dia 12/03/18. O valor das parcelas, no entanto, não pode ser inferior a R$ 70.

A estimativa da secretaria de Fazenda é de que haja um incremento de cerca de 8 milhões de reais este ano na receita, em relação ao exercício 2017, quando foram arrecadados R$ 16.266.000,00.

Notícias Relacionadas

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.

Secretaria da Fazenda de Criciúma reforça prazo de vencimento para pagamento do IPTU 2020

Pedido de isenção do imposto e alvará de funcionamento também encerra no próximo dia 30 de junho

Exportação de carne do Brasil aumenta 12% no ano até agosto

China compra 65,8% mais, informa Abrafrigo

Ciclone em SC: Governo do Estado prorroga pagamento de ICMS para atingidos por evento climático

Com isso, os contribuintes poderão pagar o imposto referente ao mês junho até o dia 10 de setembro.